Segundo especialista, estar bem condicionado é fundamental para enfrentar a maratona de provas
Ansiedade, apreensão, falta de apetite, dor de cabeça… Esses são alguns sintomas que acometem quem está prestes a executar tarefas desafiadoras, como os estudantes que terão pela frente as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), neste domingo (3) e no próximo (10).
Em 2019, 6,3 milhões de candidatos se inscreveram para realizar os testes, de acordo com dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) responsável pela organização da prova.
A preparação para esses dias exaustivos é essencial para garantir que a saúde não será empecilho para o bom desempenho. Atividades físicas estão na relação desses hábitos, como indica o clínico e cardiologista da Unimed-BH, Valério Trindade.
“Reservar um horário pré-estabelecido para se exercitar traz inúmeros benefícios. Vários estudos têm demonstrado que a prática de 30 minutos de atividade aeróbica por dia (caminhada, corrida, ciclismo, natação, etc) aumenta a capacidade de memorização, raciocínio e de concentração nos estudos. A prática também diminui significativamente a ansiedade, melhora o humor e facilita o sono de qualidade”, relata o médico.
O especialista destaca outras alternativas para ajudar no dia da prova. “Dormir bem, em número de horas satisfatórias, aliado a uma alimentação leve, saudável e balanceada nas semanas anteriores ao teste é comprovadamente benéfico”, completa.
No que se refere à escolha do cardápio, ele recomenda seguir a dieta de costume, principalmente no dia da prova. “Assim, evita-se sintomas gastrointestinais inesperados”, comenta.
Ele também recomenta que períodos de relaxamento e lazer nos dias que antecedem a prova, além de confiança no que foi aprendido vão colaborar para o êxito final no exame.
Veja também:
Enem 2019: Especialista dá dicas para se sair bem na prova