Morre o ex-deputado estadual Ivair Nogueira, vítima da Covid-19

0
898
Ivair também foi, além de político, advogado, engenheiro e empresário. Foto: Luiz Santana.

Político betinense estava internado em hospital de Belo Horizonte. Ele deixa esposa e três filhos

Vítima de Covid-19, foi a óbito, nessa quarta-feira (31), o ex-prefeito de Betim e ex-deputado estadual, Ivair Nogueira (MDB). Aos 69 anos, ele estava internado no Hospital Madre Tereza, em Belo Horizonte, desde 27 de março, 10 dias depois dele e a esposa, Leia Nogueira, receberem o diagnóstico positivo da doença.

O ex-parlamentar chegou ao centro de saúde ainda na madrugada do dia 26, e teve que aguardar por um leito de enfermaria no corredor do hospital. No último sábado (27), após conseguir vaga em um quarto, teve de ser transferido para a UTI do local.

Na manhã de ontem (31), a rádio Itatiaia informou que a situação do político havia piorado e que ele havia sido intubado. Ainda pela manhã, veio a confirmação da morte do ex-deputado. Ivair deixa a esposa Leia e três filhos.

Trajetória

Nogueira nasceu em 6 de novembro de 1951, e ocupou pela última vez um cargo político no ano de 2019, quando terminou seu sexto mandato como deputado estadual, tendo sido eleito em 2014, com 53.708 votos, pelo MDB, na época ainda PMDB.

Natural de Betim, o político esteve presente na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) como deputado estadual por seis vezes, entre os anos de 1995 e 2019. Contudo, de 1999 a 2000, se afastou da função de parlamentar para assumir a Secretaria de Esportes do governo federal, do ex-presidente Itamar Franco.

O também advogado, engenheiro e empresário trabalhou na Secretaria de Obras de Betim em 1984, e foi vice-prefeito da cidade entre 1989 e 1990. Um ano depois virou prefeito, cargo que exerceu até 1992.

Parlamentares com Covid-19

O ex-vereador, Almir Nogueira, 71, irmão de Ivair, segue internado no Hospital Biocor, em Nova Lima. A suspeita é que Almir tenha contraído Covid- 19.

De acordo com o ex-vereador, ele apresentou alguns sintomas como febre e depois de consultar o médico e ficou decidido que era melhor ficar internado para alguns exames. O ex-deputado estadual.

Pedro Ivo Ferreira Caminhas, de 68 anos, conhecido como Pinduca, também segue internado em um leito de UTI de Betim, no hospital Unimed, para tratamento da Covid-19, desde de 29 de março. Segundo informações, Pinduca precisou ser transferido para a UTI devido a complicação do quadro clínico.

Em respeito à privacidade do paciente, a Unimed não repassa informações sobre a evolução da doença. O político foi vereador de Betim e vice-prefeito, e teve destaque na carreira política quando ocupou por quatro mandatos, entre 1999 e 2015, o cargo de deputado estadual pela ALMG.

Na última terça-feira (30), o ex-vereador de Betim Elias Araújo (PV), de 43 anos, também foi internado em razão do novo coronavírus na rede Unimed do município.

Informações da família elucidam que Elias, que também é pastor da Igreja Assembleia de Deus, foi hospitalizado em razão da baixa oxigenação, porém o estado de saúde do ex-parlamentar, até o momento, é estável.

Entre os anos de 2017 e 2020, o pastor foi vereador da cidade pelo Partido Verde.