Cidades mineiras iniciam o dia com restrições e ações sobre a nova fase do Minas Consciente
A “Onda Roxa” começou a funcionar em Betim, Igarapé e São Joaquim de Bicas nesta quarta-feira (17), assim como nos outros 850 municípios de Minas Gerais. Anteriormente, a fase mais restritiva do programa de recuperação econômica do Estado, o Minas Consciente, havia sido aplicada apenas nas regiões Norte, Noroeste, Triângulo do Norte e Triângulo do Sul.
Na terça-feira (16), devido ao aumento de casos e ocupação de leitos em MG, o governador Romeu Zema (Novo) confirmou estender a fase roxa em todo estado mineiro. “Estamos aqui hoje para tratar de uma questão que, há um ano, tem causado transtorno e tristeza a toda a sociedade. O sistema de Saúde de Minas Gerais entrou em colapso. Ou seja, o número de pessoas que demandam cuidados médicos é maior que a capacidade de atendimento”, alertou Zema.
Nos próximos dias, os comércios não essenciais que estavam permitidos a funcionar, como academias e cultos religiosos, terão que suspender as atividades por 15 dias, tempo previsto inicialmente para a duração da nova fase. Além disso, bares e restaurantes estão expressamente proibidos de venderem bebidas alcoólicas para consumo no local.
Os serviços essenciais que estão com permissão para funcionar neste intervalo de duas semanas incluem setores de alimento, como supermercado, sacolão e padaria. Bares e restaurantes somente com entrega delivery, sem opção de retirada no local.
Serviços da saúde, como farmácia, laboratórios e clínicas veterinárias. Bancos, agências lotéricas, posto de gasolina, depósitos de construção, lavanderias, agências de venda e locação de carros e oficinas mecânicas e de auto peças estão entre os estabelecimentos que podem funcionar.
As novas regras para conter a proliferação do vírus também impõe medidas como a restrição e circulação de pessoas entre 20h até às 5h, a volta de barreiras sanitárias, proibição de eventos públicos e privados, de qualquer natureza, e também proíbe reuniões presenciais. Além de proibir também a circulação de pessoas sem máscaras e com sintomas de gripe.
Betim
No primeiro dia da nova onda, a cidade de Betim amanheceu com poucos comércios não essenciais abertos, e com pouquíssimas pessoas circulando pelas ruas da região central.
O prefeito Vittorio Medioli (PSD) anunciou nas redes sociais ontem (16) que, apesar de não concordar com o fechamento total dos comércios, iria cumprir com as determinações do Estado.
A partir de agora, o atendimento presencial pela administração municipal está suspenso, dentre outras restrições do decreto 42.602, publicado no Órgão Oficial do Município nessa terça-feira.
“Depende muito da responsabilidade de cada um de nós não apenas assumir as normas, mas também ser portador de conselhos e cuidados. Olhar para dentro de casa, para amigos e para qualquer pessoa que vocês encontram desrespeitando as normas de biossegurança”, afirmou Medioli.
Durante a live, Medioli fez um apelo aos gestores. “Peço encarecidamente que não haja demissões. Segure essas pessoas. Nós faremos de tudo para que haja uma flexibilização e não se perca emprego. A perda de emprego é uma calamidade, nós não podemos aceitá-la, por isso pedimos a colaboração dos empregadores, porque no mês de abril receberemos a vacina e teremos o retorno à normalidade”.
Igarapé
Em Igarapé, assim como já foi descrito na matéria, supermercados, lanchonetes e padarias podem vender produtos, mas sem permitir consumo no local. Açougue, peixaria, sacolão, depósito de construção, clínicas veterinárias e petshops, oficinas e borracharias, concessionária e revendedoras de veículos de qualquer natureza e distribuidora de água mineral podem funcionar até às 20h.
Vale lembrar que a máscara de proteção deve ser utilizada sempre pelo cidadão ao procurar esses serviços. E os locais devem cuidar de toda biossegurança do cliente e funcionário, como limitar a quantidade de pessoas no local, aferir a temperatura e disponibilizar álcool em gel 70% para higienização das mãos.
Já os serviços que podem funcionar após às 20h, em Igrrapé, são: serviços de delivery de qualquer natureza, serviços de saúde, caixas eletrônicos, distribuidora de gás, assistência técnica e assessoria jurídica. Na cidade, os templos religiosos ainda podem funcionar com distanciamento de 3 metros entre as pessoas.
De acordo com o executivo municipal, a maioria dos serviços públicos estão funcionando de forma remota. A medida foi implantada em atendimento ao Decreto Municipal n° 2.506/2021 e às determinações do Programa Minas Consciente.
Desta forma, o decreto também suspende os prazos em todos os processos administrativos em tramitação na administração, tais como tributários e disciplinares. A suspensão não se aplica, contudo, aos processos licitatórios.
São Joaquim de Bicas
Na cidade vizinha de Betim e Igarapé, ocorreu nesta manhã (17) a primeira Blitz Sanitária do ano, em cumprimento ao Decreto Estadual que incluiu a cidade na “Onda Roxa”, para controle da pandemia do coronavírus.
Durante a ação, agentes da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Sanitária, com o apoio do setor de Fiscalização Municipal e Polícia Militar, orientaram motoristas e passageiros sobre a importância do cumprimento das medidas estabelecidas no decreto, além da distribuição de máscaras, material educativo e aferição de temperatura corporal.
Os serviços na prefeitura estão ocorrendo de forma reduzida, evitando a circulação e entrada de pessoas no prédio público. O acesso ao interior do estabelecimento é permitido apenas para funcionários.
A administração municipal de São Joaquim de Bicas orienta ao cidadão que entre em contato com a Secretaria ou Departamento de interesse, por telefone ou e-mail, antes de se deslocar para ser atendido presencialmente, evitando, dessa forma, a circulação desnecessária de pessoas pela cidade.