Mais de 2 mil itens de higiene pessoal e quase 2 mil litros de água fazem parte dos donativos que estão a caminho do estado
A Prefeitura de Betim somou mais de 17 mil peças de roupas e quase 6 mil itens de ajuda humanitária doados pela população em um grande gesto de solidariedade ao Rio Grande do Sul – estado que passa por sua maior tragédia climática da história, com mais de 2 milhões de atingidos. O período para fazer as doações nos 12 pontos de coleta disponibilizados pelo município encerrou na última sexta-feira (17).
Além das roupas, outro item que se destaca entre os mais doados foi água mineral, com mais 1.700 litros arrecadados, seguido por fraldas descartáveis, que totalizaram 1.044 unidades em diversos tamanhos. Além disso, rolos de papel higiênico (744), sabonetes (347) e mais de 330 itens de higiene pessoal também estão entre os donativos entregues pela população.
A decisão de encerrar o recebimento das doações ocorreu após análise da equipe da Superintendência de Defesa Civil que foi encaminhada ao Rio Grande do Sul para auxiliar nos trabalhos de amparo às vítimas e de viabilização da reconstrução das áreas afetadas pelas enchentes e deslizamentos. De sexta (17) a segunda-feira (20), mais dois caminhões lotados de donativos foram enviados para o estado gaúcho e uma última leva deve embarcar nesta terça-feira (21). As entregas estão sendo realizadas em parceria com o Grupo Sada.
Além dos donativos entregues pelos moradores de Betim, a prefeitura encaminhou, no início do mês, centenas de kits de ajuda humanitária ao Rio Grande do Sul. Foram kits de higiene pessoal, de limpeza doméstica, kits-dormitório, além de colchões. A prefeitura também disponibilizou uma engenheira civil e uma geóloga, ambas especialistas em gestão de desastres, para auxiliar nos trabalhos de levantamento de danos e de reconstrução das áreas afetadas.