Prefeitura de Igarapé prepara o trânsito para adoção do Rotativo Digital

0
1194
Mudanças começaram a ser feitas no início do ano. Foto: Prefeitura de Igarapé/ Divulgação.

Previsão do Igaratrans é que sistema seja implantado até o fim deste ano 

Para organizar e melhorar a fluidez do trânsito, e preparar a cidade para receber o estacionamento rotativo digital, a prefeitura de Igarapé implementa mais uma etapa de mudanças de circulação de veículos em ruas da região central. As alterações, que começaram a funcionar no dia 29 de julho, envolvem as ruas São Vicente, Ouro Fino e João Rosa.

Segundo o Departamento de Trânsito e Transportes de Igarapé (Igaratrans), as três vias receberam faixas para alertar os condutores sobre as mudanças, bem como novas placas regulamentadoras.

Na rua São Vicente, o trecho compreendido entre a avenida Professor Clóvis Salgado e rua Aurora Rita, a partir de agora, a circulação ocorre em mão única, no sentido centro/ bairro.

A Ouro Fino também passou a operar em sentido único, nos dois quarteirões compreendidos entre Avenida Getúlio Vargas e Rua João Rosa.

Já a rua João Rita, entre Avenida Professor Clóvis Salgado e rua João Rosa, trecho que até então funcionava nos dois sentidos, o tráfego passou a ser feito em mão única, na direção centro/ bairro.

Rotativo Digital

O rotativo digital, também denominado “Área Azul”, será implantado, inicialmente, em oito ruas e avenidas da região central. O gerenciamento será feito pela empresa TI MOB – Tecnologia e Soluções em Mobilidade, vencedora da licitação para implantar o serviço na cidade.

Ainda não há data definitiva para o início do funcionamento do rotativo digital. A previsão do Igaratrans é que ocorra até o fim deste ano, após a conclusão das alterações no tráfego das vias. Em setembro, por exemplo, ocorrerão mudanças também nas avenidas Berenice Magalhães e Professor Clóvis Salgado.

Como vai funcionar

“É importante esclarecer que não é preciso, obrigatoriamente, ter celular e ter acesso à internet para usar o rotativo digital”, garante o diretor do Igaratrans, Alex Damasceno.
Para estacionar nos trechos e vias demarcados, os condutores poderão pagar em pontos de venda a serem instalados em estabelecimentos comerciais. Mas quem preferir poderá também comprar pelo site da TI MOB ou ainda, baixar um aplicativo no celular. Nas três formas, basta cadastrar as placas dos veículos.

“Assim que for concluída a nova sinalização, vamos desenvolver uma campanha educativa durante 30 dias para que a população possa esclarecer dúvidas sobre o funcionamento do rotativo digital”, garante o dirigente do Igaratrans.