Primeiras ações ocorrem nos bairros Guanabara e Presidente Kennedy
A partir desta quinta-feira (20), a Prefeitura de Betim realiza nova série de mutirões para eliminar criadouros do mosquito Aedes aegypti. As ações também visam conscientizar a população sobre a importância da prevenção a doenças como dengue, chikungunya e zika, transmitidas pelo inseto.
As primeira ações serão realizadas nos bairros Guanabara e Presidente Kennedy, que apresentaram os maiores índices de infestação na regional PTB, conforme o último Levantamento de Índices Rápidos do Aedes aegypti (LIRAa). A concentração das equipes para o trabalho será na sede da gerência da respectiva regional, a partir das 8h.
Durante as atividades, 30 agentes de combate a endemias (ACEs) e cinco técnicos do Centro de Controle de Zoonoses e Endemias (CCZE) irão percorrer os imóveis para orientar os moradores e buscar possíveis focos do mosquito. Além disso, as equipes das Gerências Regionais e da Limpeza Urbana da Ecos estarão presentes para recolher materiais inservíveis e fazer a limpeza de pontos de descarte irregular.
“A Prefeitura de Betim está intensificando o combate ao Aedes aegypti, mas essa luta só será vencida com a participação da população. Mais de 90% dos focos do mosquito estão dentro das casas, em recipientes com água parada. Por isso, além dos mutirões e do uso de tecnologia para mapear áreas críticas, é essencial que cada morador faça sua parte, eliminando possíveis criadouros. Reservar alguns minutos da semana para essa inspeção pode evitar uma nova epidemia e proteger a saúde de todos. Juntos, podemos combater o mosquito e garantir um ambiente mais seguro para Betim”, reforça a secretária adjunta de Assistência da Saúde, Valéria Infantini.
ÚLTIMO LEVANTAMENTO
Segundo o último LIRAa, realizado entre os dias 13 e 24 de janeiro, o Índice de Infestação Predial (IIP) geral do município é de 3,7%, indicando médio risco para uma epidemia de arboviroses. As regionais PTB, Centro e Imbiruçu registraram índices de infestação ainda mais altos, com taxas superiores a 4%.
Com base nos resultados, entre 29 de janeiro e 11 de fevereiro, os ACEs foram mobilizados para vistoriar e eliminar focos do mosquito nos quarteirões onde foram identificadas larvas do Aedes aegypti.
Na região central da cidade, os esforços se concentraram na vedação de reservatórios de água. Em parceria com a Vigilância Sanitária, foi intensificada a fiscalização de imóveis reincidentes em focos do mosquito, especialmente na regional Norte, com notificações aos proprietários para que providenciem a limpeza dos espaços. Já na região do Alterosas, a prefeitura realizou ações de limpeza em imóveis de pessoas com transtorno de acumulação, além da remoção de criadouros como pneus e outros materiais inservíveis.
TECNOLOGIA
Para reforçar o combate ao mosquito, a Prefeitura de Betim também está utilizando tecnologia de ponta. Desde novembro de 2024, um drone vem sendo empregado no mapeamento aerofotogramétrico de áreas críticas, permitindo a identificação de possíveis criadouros e pontos estratégicos para intervenção. O equipamento registra coordenadas geográficas, endereços e imagens digitais, auxiliando a Vigilância Ambiental na tomada de decisões mais assertivas.