Candidato do Republicanos pretende criar um Mercado Municipal e implantar uma UPA Infantil
Professor Sidão, do partido Republicanos, é candidato a prefeito de São Joaquim de Bicas pela coligação “Governando com o Povo e para o Povo”. O candidato tem 47 anos, é casado e mestrando em Administração. Foi vereador por dois mandatos no município e concorreu a prefeito nas eleições de 2020. Atualmente, Professor Sidão é assessor parlamentar do deputado estadual Mauro Tramonte, do mesmo partido.
Além do Republicanos, a coligação “Governando com o Povo e para o Povo” conta ainda com o Mobiliza e o Podemos, partido do seu candidato a vice-prefeito, Miltinho do Farofa.
Em sua entrevista para esta edição especial da Folha Vale do Paraopeba, Professor Sidão disse querer fazer de São Joaquim de Bicas uma referência em sustentabilidade, além de incentivar a economia local. Entre suas propostas, estão a construção de um Centro de Hemodiálise e uma UPA Infantil. O candidato também pretende criar um Mercado Municipal e um Terminal Rodoviário, além da formação de uma Guarda Civil para proteção patrimonial.
Folha Vale do Paraopeba: Qual sua principal proposta para a saúde do município?
Professor Sidão: Em primeiro lugar, vamos fazer valer o um ano e oito meses do tempo perdido pelos funcionários na pandemia, para que esse tempo passe a contar no quinquênio e biênio. Vamos criar um Centro de Hemodiálise Municipal para evitar que os pacientes precisem viajar até Belo Horizonte. Além disso, vamos construir uma UPA Infantil, ampliar os postos de saúde e realizar a readequação de UBSs para atendimento 24 horas, quando possível. Estão nos planos, também, a implantação de uma base do SAMU na região do Farofa e a construção de um Centro Neurológico especializado para crianças e adultos autistas, com TDAH, entre outras necessidades.
FVP: O que o senhor pretende fazer na área da educação?
PS: Nossas propostas incluem a construção de novos centros de educação infantil em tempo integral, a ampliação da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a valorização dos educadores com formação contínua e plano de carreira. Também queremos incluir matérias extracurriculares como educação financeira, empreendedorismo e direito constitucional.
FVP: Quais os planos para o transporte público municipal?
PS: Iremos realizar a construção do Terminal Rodoviário Municipal, um espaço para facilitar a mobilidade intermunicipal e interestadual desde São Joaquim de Bicas. Também ampliaremos o Expressinho 0800, serviço de transporte gratuito, para melhor atender às necessidades da população.
FVP: Que medidas serão adotadas na área da segurança pública?
PS: Nessa área, destacamos a criação de uma Guarda Civil Municipal para proteger o patrimônio público, além da instalação de mais câmeras de vigilância por meio do programa Olho Vivo. Queremos, ainda, viabilizar na cidade uma Delegacia da Mulher para atender vítimas de violência doméstica.
FVP: O que o funcionalismo público deve esperar do seu governo?
PS: Nosso plano propõe a construção de um Clube do Servidor Público para oferecer lazer aos funcionários municipais. Também propomos uma administração eficiente e interligada, com o uso de tecnologia para melhorar o controle dos projetos e a prestação de serviços.
FVP: Na área da cultura, quais serão as prioridades?
PS: O foco da nossa gestão será a valorização da cultura local, com a criação de eventos como o Domingo Cultural e Esportivo, feiras gastronômicas e artísticas. Também pretendemos realizar a restauração da Estação Ferroviária para criar um museu histórico.
FVP: Quais as principais obras de infraestrutura que o senhor pretende realizar?
PS: As principais obras do nosso plano de governo incluem a construção de um Mercado Municipal e a criação de uma ponte no bairro Casa Grande. A revitalização de várias praças e a ampliação da iluminação pública, para melhorar a segurança, também estão entre as prioridades. Além disso, iremos garantir a continuidade da pavimentação nos bairros, bem como da instalação de água encanada e esgoto .
FVP: O que o senhor pensa para o futuro da cidade?
PS: Queremos transformar o município em uma referência em sustentabilidade, uma São Joaquim de Bicas com projetos voltados para o reaproveitamento de água e energia solar. Além disso, queremos uma cidade que incentive a economia local, por meio do apoio a micro e pequenas empresas.