Atividade deu ênfase para os benefícios do CadÚnico
No último dia 13, a turma do curso de Mecânico de Máquinas Industriais do Programa Autonomia e Renda Petrobras, ofertado no Campus Betim do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), participou de uma atividade com ênfase nos direitos sociais. No dia, foi realizada a palestra intitulada “O CadÚnico enquanto ferramenta estratégica na atuação com as famílias na Proteção Social Básica em Betim-MG”, ministrada pelo assistente social do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Rhilker Junio Fonseca Sousa.
A atividade abordou os mecanismos de direitos básicos acessíveis à população, destacando a assistência social como um direito assegurado pela Constituição Federal. Durante a palestra, Rhilker Junio apresentou o contexto histórico da assistência como política pública e explicou os serviços ofertados pelo CRAS em Betim, com ênfase no Cadastro Único (CadÚnico) como ferramenta essencial para a inclusão de famílias em programas sociais e projetos de transferência de renda.
A iniciativa reforça a proposta do Programa Autonomia e Renda de promover, além da formação profissional, a construção da cidadania entre seus estudantes. Com 10 meses de duração, o curso inclui bolsa-auxílio mensal e busca capacitar 30 participantes em situação de vulnerabilidade, fortalecendo seu conhecimento sobre direitos essenciais e serviços públicos.