Psicóloga esclarece iniciativas que devemos tomar neste momento de isolamento social

0
1557
Como muitas pessoas não estão podendo sair de casa, a psicóloga explica que a terapia - consulta, online pode ajudar muito as pessoas, neste momento de isolamento social. Foto: Pixabay/ Reprodução.

Perdas e aumento de ansiedade devem ser tratadas a fim de não prejudicar a saúde da mente e do corpo

A Folha Vale do Paraopeba conversou com a psicóloga clínica, Josiane Rodrigues, que atende há 12 anos em Betim e Contagem, a fim de esclarecer dúvidas sobre este momento que os brasileiros e o resto do mundo estão passando, devido a pandemia provocada pelo covid-19, o isolamento social.

Como muitas pessoas não estão podendo sair de casa, Josiane explica que a terapia – consulta, online pode ajudar muito as pessoas. “A terapia online agrega muito. Por meio desse procedimento o paciente pode falar sobre a angústia que sente nessa situação de isolamento, trazendo uma interpretação diferente para sua experiência”, destaca a psicóloga.

Ela ainda fala sobre a privação que sofremos nessa situação. “A perda, a privação, é um fenômeno que o coronavírus está nos pressionando a viver. Estamos perdendo diversas coisas e precisamos lidar com essa realidade, inevitável atualmente. Perdemos contato com parentes e amigos, atividades de lazer, empregos, viagens e nossa liberdade de ir e vir. Saber administrar a situação vai garantir nossa saúde mental”.

Outro problema que surge durante o isolamento é a ansiedade, com vários tipos de elevação. Segundo a psicóloga, é necessário “tentar manter uma postura realista e pensamento confiante, ‘Eu sei que não é algo que eu escolheria viver, mas é o que tenho que viver nesse momento. Como posso tentar trazer um bem estar para minha vida, minha mente, apesar dessa situação?’ O primeiro passo é esse”.

Josiane ainda acrescenta “manter uma rotina diária, fazer atividade física, alimentação equilibrada, conversar com alguém sobre as preocupações, se auto questionar, tudo isso é válido e importante, mas pra conseguir êxito é necessário sair um pouco do lugar de vitimização. Estamos todos juntos nisso, infelizmente, e precisamos unir forças para enfrentar a pandemia”.

Atualmente, Josiane Rodrigues está atendendo apenas com terapias onlines, feitas por chamadas de vídeos no Skype ou Whatsapp. Para entrar em contato com a profissional: (31) 99249-0816.