Cerca de 20 mil pessoas circularam pela Praça Miguel Henriques
O 14º Igarapé Bem Temperado trouxe a culinária regional e a memória como centro de suas atividades. Os quatro dias de festival levaram aproximadamente 20 mil pessoas para a Praça Miguel Henriques, segundo a organização do evento. A festa, que aconteceu entre os dias 8 e 11 de setembro, contou com a presença da população da cidade e de um público fiel, mesmo com outros eventos do tipo sendo realizados na mesma data.
Para Carlos Oliveira Stan, idealizador e curador do projeto, a opção da organização por uma programação mais voltada à gastronomia foi um acerto, marcando o reencontro do evento com seu público fiel. “Deu para notar o entusiasmo de todos com o retorno de Igarapé Bem Temperado. Focamos no bom gosto do público que formamos ao longo de mais de uma década, e acertamos, foi nítido a presença da família e amantes de um bom evento cultural que sempre apostou em uma curadoria musical mais suave”, disse.
Para além dos quatro dias de evento, a equipe do festival está realizando o processo de elaboração de um livro de receitas, que será lançado em evento especial previsto para novembro. A publicação irá contar, também, com os registros e memória da 14ª edição do festival, mostrando um pouco daquilo apresentado no espaço Cozinha Show e os bastidores dos processos de curadoria das receitas que se destacaram no evento.
Carlos Stan também destacou as atividades da Cozinha Show, “no espaço que já é uma marca do Igarapé Bem Temperado, tivemos muito conteúdo sobre a tradição culinária das mestras e apresentações com chefs convidados que comandaram os vários workshops degustação”. Ainda, ratifica a qualidade do retorno do público. “Recebemos elogios o tempo todo, muitos enfatizaram o ambiente acolhedor e agradável que foi o festival”, completou.
MUDANÇAS PARA 2023
Segundo a organização, para 2023, o Igarapé Bem Temperado buscará recursos para ser realizado no mês de maio. A mudança para um mês após as chuvas de verão é uma vontade antiga dos idealizadores. Essa estratégia irá sanar uma contradição enfrentada no festival, já que o mote do evento sempre esteve ligado a necessidade do uso das plantas dos quintais, quando realizado nos meses mais secos do ano, acaba por ser um desafio, já que a maiorias das verduras e legumes das receitas são mais comuns nos meses que encerram as chuvas.
INVESTIMENTOS
O aporte principal para a realização do 14ª Igarapé Bem Temperado e, também, da produção do livro, é viabilizado pela SADA e FORNAC, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, além do apoio institucional e estrutural da Prefeitura de Igarapé.