Salão do Encontro lança projeto em live com Grupo Giramundo

0
393
Tema da live será: “A Importância do Brincar”, com os convidados Ulisses Tavares, Diretor do Grupo Giramundo, tradicional grupo de teatro de bonecos de Minas Gerais, apesar disso, durante o evento não terá apresentação dos bonecos. Foto: Divulgação.

Semeando Cidadania, Saber & Cultura prevê atividades de arte-educação e valorização do patrimônio cultural

A magia do brincar vai invadir a live de lançamento do Projeto Semeando Cidadania, Saber & Cultura, no Salão do Encontro. A iniciativa é patrocinada pelo Programa Petrobras Socioambiental por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Estado de Minas Gerais.

O tema da live será: “A Importância do Brincar”, com os convidados Ulisses Tavares, Diretor do Grupo Giramundo, tradicional grupo de teatro de bonecos de Minas Gerais, e Felipe Pires, Gerente Geral da Refinaria Gabriel Passos (Regap). A transmissão será amanhã (13) de abril, no perfil do instagram do Salão do Encontro (@salaodoencontro), às 9h.

De acordo com a gerente de Projetos do Salão do Encontro, Lourdes Leite, em um período de pandemia em que as crianças têm que ficar majoritariamente em casa, são necessárias alternativas para que elas consigam brincar e se desenvolver, mesmo não tendo contato com os outros colegas de sala.

“É sobre isso que trataremos na live, sobre como brincadeiras podem influenciar no desenvolvimento motor, psíquico e intelectual dos nossos pequenos. A participação do Giramundo nessa transmissão trará uma contribuição muito importante”, destaca.

Para Ulisses Tavares, do Giramundo, o tema será muito construtivo, ainda mais neste período de pandemia. “Questões ligadas ao isolamento bloqueiam uma parte importante da vida das pessoas, que é o convívio em grupo. Mas o conceito básico de brincar não será suprimido, pois brincar é experimentar. Brincar não é um conceito fechado pois dentro da brincadeira cabe falar, correr, cantar. Tudo é possível dentro dessa atividade. E essa liberdade se assemelha muito com as artes”, afirma.

Ao longo dos próximos dois anos, o projeto pretende alcançar 2.900 pessoas, de 0 a 14 anos, por meio do ensino complementar no contraturno escolar, passando pelos visitantes que a instituição receberá durante as visitas guiadas.

Semeando Cidadania, Saber & Cultura

O evento on-line marca o início das atividades do Projeto Semeando Cidadania, Saber & Cultura. A proposta é resgatar e valorizar a arte e a cultura mineiras, por meio de atividades integradas para crianças e adolescentes a partir da primeira infância.
Os participantes também terão acesso às oficinas de arte-educação, aulas de canto coral, oficina de Libras (Língua Brasileira de Sinais), rodas de conversa, debates e mostras culturais.

Uma novidade que o projeto proporcionará é o retorno das visitações ao Salão do Encontro. Essa modalidade será executada assim que as atividades presenciais estiverem permitidas.

Alunos da rede municipal poderão participar de visitas didáticas guiadas nas unidades da instituição, de modo a promover o acesso e o envolvimento da comunidade no reconhecimento e valorização dos bens culturais de Betim. Inicialmente parte das atividades serão realizadas de forma remota, por meio de aplicativos.

Para mais informações sobre o projeto, ligue: (31) 3532-4911 ou entre em contato pelo e-mail: contato@salaodoencontro.org.br.