São Joaquim de Bicas amplia obras de recuperação após chuvas do último mês

0
317
Obras na avenida Jorge Sachs. Prefeitura São Joaquim de Bicas / Divulgação

Operação tapa-buracos, obras de drenagem, desinterdição e manutenção de vias estão entre as ações realizadas pela prefeitura

Ainda restam estragos das fortes chuvas que atingiram São Joaquim de Bicas, e região, entre os dias 5 e 12 de janeiro. Muitas obras de recuperação ainda são exigidas para arrumar tudo o que a chuva danificou. Obras para drenagem pluvial, desinterdição de ruas, manutenção de vias não pavimentadas e operação tapa-buracos são algumas das medidas emergenciais tomadas pela prefeitura.

Para os reparos, a Secretaria Municipal de Obras está projetando ações não somente voltadas aos danos atuais, mas pensando na prevenção de estragos para os próximos períodos chuvosos. De acordo com o secretário municipal de Obras, Ademir Resende, as ações de recuperação visam diminuir futuras perdas. “Por isso, estamos investindo não só em simples reparação, mas também em obras de drenagem e contenções”, disse o secretário.

Obras de reparação: recomposição de vias, contenção e drenagem

A avenida Jorge Sachs, próximo à antiga Resil, está passando por obras de recuperação, pavimentação, contenção e drenagem.

Nos bairros Bandeirantes e Marques Industrial, onde ocorreram deslizamentos de pista com interdição de vias, estão ocorrendo obras de recomposição de asfalto. Na região, também está sendo realizada a extensão da rede pluvial, com a construção de mais bocas de lobo no intuito de dar maior vazão à água das chuvas.

Liberação de acesso

A estrada que liga o bairro Boa Esperança a outras partes da cidade está em recomposição e já não está mais completamente interditada, então é possível trafegar pelas vias da região. No bairro Primavera o trânsito de veículos leves está liberado, ainda que o local siga com obras de liberação de pistas. Já a estrada SJB103, que liga o município a Brumadinho, passou por processos de limpeza e sinalização na via.

Vias não pavimentadas

Nas regiões de Nazaré, Vale do Sol, Primavera e Açoita Cavalo, seguem sendo realizadas obras de manutenção das vias não pavimentadas. “O trabalho será para devolver o nível correto para as ruas, limpá-las e torná-las devidamente transitáveis,” avaliou o secretário de obras. As chuvas de janeiro deixaram inacessíveis as estradas desses bairros.

Operação tapa-buraco

A situação das ruas pavimentadas com as fortes precipitações do último mês preocupou as autoridades locais, exigindo muito trabalho para sua recuperação. “Devido a estrutura frágil dos pavimentos antigos e a falta de drenagem pluvial, as vias pavimentadas sofreram muitos danos, estamos trabalhando para liberar as principais vias e posteriormente adentrar aos bairros para restabelecer a ordem”, disse o secretário Ademir Resende.

A Secretaria Municipal de Obras instaurou duas frentes de trabalho simultâneas para realização dos reparos. A expectativa é de conclusão das obras até o fim do mês de fevereiro.