Close Menu

    Newsletter

    Fique atualizado com as principais notícias e acompanhe tudo o que está acontecendo no Brasil e no mundo.

    Facebook Instagram X (Twitter)
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Folha Vale do ParaopebaFolha Vale do Paraopeba
    ANUNCIE
    • News
    • Editorias
      1. Cidades
      2. Diversão & Cultura
      3. Editorial
      4. Especial
      5. Geral
      6. Meio Ambiente
      7. Moda
      8. Saúde
      9. Variedades
      10. Veículos
      Destaque

      Betim recebe novas doses de vacinas contra Covid-19 e dengue

      Por Da Redação FVP22 de maio de 2025
      Recente

      Betim recebe novas doses de vacinas contra Covid-19 e dengue

      22 de maio de 2025

      Igarapé Bem Temperado inicia nesta quinta-feira (22)

      21 de maio de 2025

      Alunos da rede municipal de Betim vão a concertos da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

      19 de maio de 2025
    • Cidades
      1. Betim
      2. Brumadinho
      3. Igarapé
      4. Juatuba
      5. Mário Campos
      6. São Joaquim de Bicas
      7. Sarzedo
      Destaque

      Prefeitura lança Campanha do Agasalho nesta quarta (28)

      Por Da Redação FVP27 de maio de 2025
      Recente

      Prefeitura lança Campanha do Agasalho nesta quarta (28)

      27 de maio de 2025

      Betim recebe novas doses de vacinas contra Covid-19 e dengue

      22 de maio de 2025

      Igarapé Bem Temperado inicia nesta quinta-feira (22)

      21 de maio de 2025
    • Publicações
    • O jornal
    • Fale Conosco
    Folha Vale do ParaopebaFolha Vale do Paraopeba
    Home»Cidades»São Joaquim de Bicas»São Joaquim de Bicas completa 27 anos de sua emancipação
    São Joaquim de Bicas

    São Joaquim de Bicas completa 27 anos de sua emancipação

    Da Redação FVP21 de dezembro de 20223 Mins Leitura
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Telegram Copiar Link
    PMSJDB / Divulgação
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Telegram Copiar Link

    Município comemora conquistas como transporte público gratuito e investimentos em educação

    O município de São Joaquim de Bicas comemora 27 anos de sua emancipação na quarta-feira, 21 de dezembro. De acordo com os dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a cidade hoje conta com cerca de 33 mil habitantes. O município vem crescendo nos últimos anos e se destacou como primeira cidade da região a contar com transporte público gratuito.

    Guto Resende é o sexto prefeito do município e o segundo a conseguir a reeleição. O mandatário cumprimentou à população pelo aniversário da cidade. “No aniversário de nossa cidade, parabenizo todos que diariamente contribuem para o desenvolvimento e crescimento de uma São Joaquim de Bicas, com melhores condições de vida para todos”.

    CONQUISTAS RECENTES

    O município vem crescendo de uns tempos para cá, com a realização de algumas obras importantes de infraestrutura, investimentos em educação e também em mobilidade urbana. Atualmente, a cidade conta com 37 bairros cuja área urbana está 100% iluminada com lâmpadas de Led, trazendo maior segurança para as pessoas e economia para os cofres públicos. Também, 24 bairros do município estão asfaltados.

    A construção da já tradicional Praça da Promessa, inaugurada em 2020, que hoje já recebe os principais eventos da cidade. A praça trouxe um novo espaço de lazer para o município e vem sendo muito utilizada pela população. Ainda, foi nela que aconteceu a retomada do  Festival Gastronômico São Joaquim de Bicas em Aromas e Sabores. 

    Nas áreas da educação e assistência, foram entregues 4.250 unidades de kit escolares para crianças da rede de ensino municipal — com material para as aulas e uniformes. O Projeto Rota do Sol também tem sido um programa de sucesso, criado para combater a defasagem de aprendizado acarretada pelas dificuldades do ensino no período mais crítico da pandemia. Ainda, a prefeitura inaugurou, neste ano, mais uma unidade do Centro de Referência de Assistência Social na cidade, o CRAS Nazaré. Também, a gestão municipal negociou R$ 85 milhões do projeto Mãos Dadas do Governo do Estado, para a criação de dez escolas municipais de tempo integral nos próximos anos.

    No âmbito da saúde, a prefeitura adquiriu uma unidade móvel de vacinação (Vacimóvel), que auxilia nas campanhas de imunização na cidade.  Outra grande novidade foi a instalação de uma base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), localizada em frente à Policlínica, que otimizou os atendimentos de emergência não só no município como nas cidades vizinhas.

    Na área de mobilidade urbana, São Joaquim de Bicas se sobressaiu. Em outubro de 2021, criou o Expressinho 0800, o primeiro ônibus municipal gratuito da região. Com pouco mais de um ano, mais cerca de 600 mil pessoas já foram transportadas pelos coletivos. Hoje, o Expressinho realiza seis rotas, a Linha Verde (Nossa Senhora da Paz/Farofa – Centro); a Linha Azul (Belo Vale, Vila Rica, Marques Industrial – Centro); a Linha Rosa (Retiro do Moinho, Alvorada, Planalto – Centro); a Linha Amarela (Fheimg, Primavera, Vale do Sol, Nazaré, Serra Verde – Centro); a Linha Laranja (Boa Esperança, Casa Grande – Centro) e a Linha Roxa (Primavera, Vale do Sol – Centro).

    Notícias Relacionadas

    Educarte recebe 25 novos instrumentos musicais

    30 de abril de 2025

    São Joaquim de Bicas encaminha cerca de 300 cirurgias oftalmológicas

    4 de fevereiro de 2025

    Jovens de São Joaquim de Bicas e Igarapé se destacam no empreendedorismo

    3 de fevereiro de 2025
    NÃO PERCA

    Prefeitura lança Campanha do Agasalho nesta quarta (28)

    27 de maio de 2025

    Betim recebe novas doses de vacinas contra Covid-19 e dengue

    22 de maio de 2025

    Igarapé Bem Temperado inicia nesta quinta-feira (22)

    21 de maio de 2025

    Alunos da rede municipal de Betim vão a concertos da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

    19 de maio de 2025

    Edição 609 | 16 a 31/05/2025

    16 de maio de 2025

    Prefeitura realiza obras de segurança no trânsito

    15 de maio de 2025

    23ª Semana Nacional de Museus inicia nesta segunda-feira (12)

    12 de maio de 2025

    Centro Materno-Infantil adota nova metodologia para aprimorar segurança e agilidade nos atendimentos

    9 de maio de 2025
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Portal de notícias da Folha Vale do Paraopeba, jornal impresso que circula em 5 cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), são elas: Betim, Igarapé, São Joaquim de Bicas, Brumadinho e Mário Campos.

    MAIS ACESSADAS DA SEMANA

    Alunos da rede municipal de Betim vão a concertos da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

    19 de maio de 2025

    Igarapé Bem Temperado inicia nesta quinta-feira (22)

    21 de maio de 2025

    Prefeitura realiza obras de segurança no trânsito

    15 de maio de 2025
    ACONTECEU NO BRASIL E NO MUNDO

    Igarapé conquista pontuação histórica no ICMS Esportivo

    1 de outubro de 2019

    Novo trecho da BR-381, em Betim, será interditado a partir deste sábado

    9 de agosto de 2019

    Teatro Municipal de Betim é inaugurado após dez anos de espera

    1 de abril de 2022
    Facebook Instagram X (Twitter)
    • TERMOS DE USO E POLÍTICAS DE PRIVACIDADE
    © 2025 Folha Vale do Paraopeba. Desenvolvido por Markvz Vinicivz.

    Digite o termo e aperte Enter para procurar. Aperte Esc para cancelar.

    Notificações