Base será em frente à Policlínica de São Joaquim de Bicas e inauguração acontece às 13h30 desta sexta-feira (30)
A base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de São Joaquim de Bicas será inaugurada no dia 30 de setembro, às 13h30. A sede será alocada em frente à Policlínica, na Avenida Maria do Carmo, 815, bairro Tereza Cristina. A base irá servir para os demais municípios da Microrregião de Saúde de Betim, como Igarapé.

A base descentralizada contará com uma ambulância USB (Unidade de Suporte Básico) gerenciada pelo Consórcio Cis-Urg Oeste e uma equipe de oito integrantes. São quatro motoristas socorristas e quatro técnicos de enfermagem.
Localizada em frente à Policlínica de São Joaquim de Bicas, a unidade móvel poderá prestar serviços de urgência para os demais municípios da Microrregião de saúde de Betim: Bonfim, Brumadinho, Crucilândia, Esmeraldas, Florestal, Igarapé, Juatuba, Mário Campos, Mateus Leme, Piedade dos Gerais e Rio Manso. Os serviços do Samu são 24h e requisitados através do número de telefone 192.
O SAMU 192
Regulamentado pelo Governo Federal em 2004, o Samu 192 não é apenas um serviço de atendimento pré-hospitalar móvel, é um serviço complexo que atende via uma central com médicos reguladores para definição hipotética de diagnósticos — agilizando o serviço e hierarquizando prioridades. Dessa maneira, é possível que a chamada precise apenas de orientação, ou, devido à gravidade, o serviço envia uma ambulância de suporte avançado ou suporte básico — a base de São Joaquim de Bicas irá operacionalizar apenas esta última, no momento.
A prioridade do Samu é prestar o atendimento à vítima no menor tempo possível, inclusive com o envio de médicos conforme a gravidade do caso. Além das ambulância, a depender da localidade do país podem ser motolâncias, ambulanchas ou aeromédicos, conforme a disponibilidade e necessidade de cada situação, sempre no intuito de garantir a maior abrangência possível.
Através da complexa rede do Samu 192, o serviço consegue encaminhar os pacientes para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e hospitais de acordo com a demanda dos pacientes e oferta das unidades. Assim, consegue diminuir a lotação de centros de saúde, o que auxilia todo o sistema — tanto no atendimento direto ao paciente quanto nos serviços dos hospitais.
Alguns casos em que devem ser solicitados os serviços do Samu: problemas cardíacos e respiratórios, trabalhos de parto de risco, crises hipertensivas, acidente vascular cerebral, crises convulsivas, agressão por arma de fogo ou arma branca, choque elétrico, afogamento e transferência de doentes graves. Os serviços do Samu são acionado pelo telefone de emergência 192.