Competição reunirá mais de 120 atletas da região
O 1° Festival de Natação de São Joaquim de Bicas acontece no dia 7 deste mês. A competição contará com a participação de mais de 120 atletas de quatro cidades da região. As provas do torneio acontecem no novo Centro de Natação da cidade, inaugurado há três meses, mas que já conta com quase 900 alunos realizando atividades no local.
“Essa será a primeira competição do nosso Centro de Natação. Será um momento importante para apresentar aos pais, à comunidade da cidade e região, a nossa piscina. É um espaço que temos de valorizar, é uma estrutura incrível”, destaca o professor Geraldo Faria, coordenador do projeto.
FESTIVAL
O evento será realizado na manhã do próximo sábado (7), das 8h às 12h, e será a primeira competição de natação regional organizada na cidade. Ao todo, serão 126 atletas participando do 1º Festival de Natação de São Joaquim de Bicas. Seis equipes convidadas, de quatro cidades diferentes, levarão seus atletas para a competição.
Além da equipe de São Joaquim de Bicas, com 55 atletas, o festival contará com as equipes Academia Vida Ativa e Clube Itapuã, de Esmeraldas; do CECI, de Igarapé; do Clube Atlético Rodoviário e da Hidroginástica e Natação da professora Fabíola, de Betim.
Nas categorias de até 10 anos, haverá medalha de participação. Acima dessa faixa, nas categorias que vão até os 19 anos, os competidores disputam medalhas de 1º, 2º e 3º lugar.
CENTRO DE NATAÇÃO
Inaugurado no dia 4 de agosto deste ano, o Centro de Natação Valdivino Lopes de Oliveira foi projetado e concebido para receber diversos tipos de atividades. Com estrutura esportiva moderna, o centro conta com uma piscina semiolímpica (25 m), com todos os requisitos para receber competições aquáticas de diversos portes.
O professor Geraldo Faria salienta a grandeza da estrutura do Centro de Natação da cidade. “Conheço mais de 590 cidades de Minas Gerais, os 27 estados do Brasil, 25 países da Europa e três da Ásia. Morei em Paris por alguns anos e lá tem piscina pública, mas no Brasil quase não tem. E digo que não tem piscina pública como essa que temos na cidade no país. O espaço é fantástico não só para São Joaquim de Bicas, mas é um marco para Minas Gerais.”
O Centro de Natação foi construído com o objetivo de promover a saúde e proporcionar mais qualidade de vida, lazer e bem-estar à população do município. O espaço já está sendo utilizado em projetos da prefeitura, oferecendo atividades gratuitas de hidroginástica e natação para todas as idades e já conta com 866 alunos.
Os resultados também aparecem nas competições. “Recentemente, nossa equipe alcançou o quinto lugar em uma etapa do Campeonato Mineiro e estamos levando atletas para uma etapa do Campeonato Brasileiro. Tem gente que não conhecia nossa cidade e agora sabe da sua existência pela natação. Isso é maravilhoso”, disse o professor.
FUTURO
A piscina e o Centro de Natação foram as primeiras obras da construção do Centro de Tempo Integral de São Joaquim de Bicas, ao lado do Complexo Esportivo Didi Gouveia — espaço cuja antiga quadra externa deu lugar à nova piscina da cidade. Sem data prevista para sua conclusão, o Centro de Tempo Integral poderá atender 500 jovens por turno.
Futuramente, no local, serão ministradas aulas de reforço, robótica, teatro e de esportes, como a natação. A proposta do Centro de Tempo Integral é oferecer atividades de capacitação, esporte e lazer para os estudantes, principalmente àqueles em situação de vulnerabilidade social.
“Estamos proporcionando à comunidade oportunidades, de fazer uma atividade física, conhecer um novo esporte, sair da rua, tudo isso com uma estrutura fantástica. Com a chegada da escola de tempo integral, teremos mais estrutura ainda e faremos ainda mais. Estamos ainda plantando as sementes”, concluiu o professor Geraldo Faria, coordenador do Centro de Natação.