Servidores da Semmad plantam centenas de mudas por todas regionais de Betim

0
2328
Semmad / Divulgação

O último plantio da ação acontece no dia 18, no bairro PTB, e se soma às mais de 100 mil mudas plantadas na cidade desde 2017

Na próxima sexta-feira (18), no bairro PTB, servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Betim (Semmad) completam o percurso do plantio de mudas pelas dez regionais da cidade, que acontece desde o ano passado Centenas de mudas foram plantadas pelas regionais, incluindo árvores frutíferas. A iniciativa dos servidores se junta às mais de 100 mil mudas plantadas por projetos da prefeitura desde 2017.

Direto do Pé

Para o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Ednard Tolomeu, esse tipo de ação promove a proximidade das pessoas com a natureza, trazendo experiências que podem ser novas para muitos habitantes da parte urbana da cidade. “O plantio de árvores frutíferas nas praças vai garantir que nossa população tenha a oportunidade de contato mais próximo com a natureza e tenha o prazer a satisfação de conhecer o sabor das frutas colhidas no pé, livre de agrotóxicos”, afirmou o secretário.

Ao todo, serão todas as dez regionais atendidas com mais de uma centena de mudas nativas e frutíferas plantadas. Mudas de ipês, palmeiras, oitis, amoreiras e pitangueiras, sempre estiveram presentes nos plantios.

Arborização e saúde

Segundo a Semad, o objetivo desta ação é aumentar as áreas verdes da cidade e, assim, estimular também a responsabilidade social pela proteção do meio ambiente, criando uma consciência coletiva na comunidade. “É uma ação de bem estar e saúde pública proporcionada pelos servidores da Semmad. Um projeto muito bonito que deixa Betim mais agradável”, completa Ednard Tolomeu.

A Organização Mundial de Saúde recomenda que haja ao menos uma árvore para cada morador de um centro urbano, ou um uma área verde mínima de 12m² por habitante, sendo 36 m² o ideal. Desde 2017, Betim plantou mais de 100 mil mudas e pretende chegar a 41.575.574 m² de área verde, contando com os parques ecológicos e Áreas de Preservação Ambiental — com índices melhores do que os estabelecidos pela OMS.