Evento encerra programação do Novembro Negro, promovido pela Prefeitura de Betim
Neste domingo (20), em celebração ao Dia Nacional da Consciência Negra, o Teatro Municipal Newton Amaral Franco recebe duas apresentações, a partir das 18h. Oevento, promovido pela Prefeitura de Betim, encerra a programação do Novembro Negro. Às 18h, acontece o show “África Brasil”, que é o encontro do artista senegalês Zal Sissokho, mestre do instrumento africano “cora”, e do músico performático cearense Saldanha Rolim. Às 20h, quem sobe ao palco é o artista Celso Moretti e sua banda Barraco de Aluguel, trazendo o ritmo Reggae Favela. A entrada é franca e a retirada de ingresso antecipada não é necessária.
Durante o mês de novembro, a Coordenadoria de Igualdade Racial de Betim, vinculada à Secretaria Municipal de Governo, vem realizando uma série de atividades e atrações em referência ao Novembro Negro. O mês simboliza e reforça a importância da luta contra o racismo e tem como referência o 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra.
20 DE NOVEMBRO
Além dos shows no Teatro Municipal, no Dia Nacional da Consciência Negra, acontece a entrega do Prêmio Camélia. A premiação homenageia pessoas e instituições do município que desenvolvem ações em prol da igualdade racial. A condecoração será no auditório da Câmara Municipal, das 9h às 12h.
Ainda no dia 20, integram as comemorações do Novembro Negro a Batalha da Central, que acontece às 14h, na Praça da Mecatrônica, embaixo do Viaduto Jacintão, no Centro.
O QUE JÁ ROLOU
A programação começou no dia 6, domingo, com a inauguração da Casa de Cultura Dona Antônia 2. A solenidade de abertura do centro cultural contou com atividades e com a apresentação do Bloco Cueca do Avesso.
No dia 8, terça-feira, ocorreu a abertura oficial do Novembro Negro, no hall da Prefeitura de Betim. Na cerimônia, se apresentaram os grupos Congado Moçambique Colônia Santa Isabel, Capoeira Alforria, e do Centro Cultural Dona Antônia.
O desfile Preto no Topo aconteceu, junto de palestras com temas étnicos-raciais, na Escola Municipal Aristides José da Silva, no Jardim Teresópolis, e na Escola Municipal Isaura Coelho, no bairro Jardim Alterosas, nos últimos dias 16 e 11, respectivamente.
Também, o Instituto Ramacrisna, parceiro da Prefeitura de Betim na organização do Novembro Negro, recebeu intervenções culturais, palestras e apresentações dos grupos Capoeira Alforria e o desfile Preto no Topo no último dia 17.