Rotas incluem municípios da Bacia do Paraopeba e misturam o tradicional e o contemporâneo
No último dia 22, o destino Veredas realizou o lançamento de uma nova proposta turística para o estado de Minas Gerais. As rotas anunciadas são focadas em experiências diferenciadas espalhadas por 15 municípios da região. Entre as sugestões de roteiros, estão presentes atividades como degustação às cegas de comida mineira e participação em rodas de bordado, por exemplo. O evento de inauguração da nova fase do projeto aconteceu no Instituto Inhotim, em Brumadinho.
O VEREDAS
No coração de Minas, Veredas é um destino turístico que reúne 15 municípios localizados a cerca de 60 quilômetros de Belo Horizonte. As cidades que compõem o circuito são Brumadinho, Igarapé, Juatuba, Mário Campos, Sarzedo, São Joaquim de Bicas, Belo Vale, Bonfim, Ibirité, Itaguara, Jeceaba, Mateus Leme, Piedade dos Gerais, Moeda e São Brás do Suaçuí.
Essa rota que agora se apresenta em nova etapa, já fomenta o turismo regional há mais de 18 anos. Agora, sua proposta busca atrelar as tradições mineiras ao contemporâneo, focando em experiências multissensoriais ligadas, principalmente, à gastronomia e ao artesanato. O centro do roteiro é marcado pelo maior museu de arte a céu aberto do mundo, o Inhotim. A partir desta referência, são propostas 13 experiências diversas para se fazer na região.
A gestora da Instância de Governança Regional Veredas (IGR Veredas), Érica Maia, ressalta o histórico da instituição e apresenta sua nova proposta para o turismo na região. “Veredas significa caminho, rota, direção. Por isso, o destino Veredas, que já tem uma atuação reconhecida como política pública de turismo em níveis estadual e federal, apresenta como circular inicialmente por 13 experiências que combinam com perfeição o tradicional e o contemporâneo”.
Érica Maia também indica que a nova fase é resultado de um amadurecimento do Veredas e dos municípios participantes. ”Chegamos em uma maturidade gerencial que alia gestão pública, iniciativa privada, sociedade civil organizada e entrega de qualidade ao turista. É um orgulho para a instituição e seus 15 municípios, afinal, ainda temos muito a apresentar. É apenas o começo”.
EXPERIÊNCIAS TURÍSTICAS
As 13 experiências do destino Veredas foram pensadas para que o turista possa escolher com quais segmentos mais se identifica. O público pode organizar seu roteiro por tipo de turismo, como arte e cultura, gastronomia, natureza e infantil, ou por tipo de público (família, casais, amigos ou sozinho).
Para quem busca por uma experiência imersiva em gastronomia, os roteiros são riquíssimos. Por exemplo, uma degustação às cegas de releituras de pratos típicos da cozinha mineira em São Joaquim de Bicas. A experiência “4 Estações com o Chef” é realizada no bistrô Casa do Rei, coordenado pelo chef Reinaldo Mendes. Ainda no município, é possível vivenciar a experiência “Da Cozinha para o Quintal da Mestra” – uma visita à casa da mestra Dona Lilia, com direito a um almoço à beira do fogão à lenha e um picnic sob as parreiras de chuchu.
Em Igarapé, é possível conhecer os processos e saborear as diferentes possibilidades do mais tradicional doce mineiro. A experiência “Os Sentidos do Doce de Leite” acontece na casa Artesanal Sabores. Também, para além da gastronomia, o município abriga a experiência Barro Contemporâneo — uma imersão no mundo da cerâmica com instruções desde a modelagem à finalização da peça, coordenado pela designer Marli di Paula.
PARA ALÉM DAS EXPERIÊNCIAS
Além do novo posicionamento turístico, o evento de inauguração também celebrou a nova marca do Veredas e seu novo site (visiteveredas.com.br), onde é possível conhecer mais sobre o projeto e saber sobre todas as 13 experiências propostas. A coordenadora do projeto de branding do Veredas, Isabella Ricci, destaca a importância da fusão entre conceito e prática para a realização de um projeto como este. “Ao trabalhar em um território turístico, é essencial entender a quais influências os produtos e comunidades locais estão expostos. Só assim podemos trabalhar experiências turísticas genuínas, que serão capazes de tocar o emocional e o sensorial dos turistas. Afinal, é isso que o novo viajante busca, não apenas conhecer um lugar, mas vivenciar um destino”, concluiu Isabella Ricci.