Os eleitos vão ficar no cargo entre 2020 e 2023

No próximo domingo (6) em todas as cidades do país ocorre a eleição dos conselheiros tutelares. Todo cidadão com mais de 16 anos e título de eleitor em dia pode votar, devendo apresentar, junto, um documento oficial com foto. O horário será de 8h às 17h. O voto é facultativo. Os eleitos vão permanecer no cargo entre 2020 e 2023.

O Conselho Tutelar é um órgão municipal responsável por zelar pelos direitos da criança e do adolescente, visando cumprir o disposto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Os conselheiros atendem crianças e adolescentes e aconselham seus pais e responsáveis.

O trabalho destes profissionais é basicamente norteado sob denúncias. Por isso, sempre que se perceba abuso ou situações de risco contra menores, como por exemplo, em casos de violência física ou emocional, o Conselho Tutelar deve ser acionado.

A Folha Vale do Paraopeba levantou os locais de votação e o número de concorrentes nas sete cidades onde circula: Betim, Brumadinho, Igarapé, Juatuba, Mário Campos, São Joaquim de Bicas e Sarzedo. As informações das demais cidades podem ser encontradas nos sites das prefeituras.

Em cada ponto de votação haverá a lista com a relação de candidatos e seus respectivos números.

Confira:

Betim: São 45 candidatos que disputam 20 vagas. A eleição ocorrerá em 29 escolas municipais pela cidade. A relação de cada uma e dos candidatos pode ser conferida no Órgão Oficial do município do dia 24 de agosto, nas páginas 34 a 37 (clique aqui). Mais informações no instagram do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente de Betim (CMDCA): @cmdcabetim; ou pelos telefones 3594-1222 (Conselho) e 3326-3380 (cartório eleitoral de Betim). O atendimento telefônico irá funcionar, inclusive, no dia da eleição.

Brumadinho: No total há 13 candidatos. Na cidade a eleição será de 9h às 16h.
Haverá cinco locais de votação nos seguintes distritos:
– Aranha: Escola Municipal Leon Renault (rua Jesuína Bernardino Pinto, S/Nº).
– Conceição de Itaguá: Escola Municipal Nilza de Limas Sales (rua Teotônio Pinto Brandão, 107).
– São José do Paraopeba: Escola Municipal Professora Yolandina de Melo Silva (rua Joaquim Augusto Rodrigues, 590).
– Sede: Câmara Municipal de Brumadinho (rua José Rodrigues da Silva, 95, São Conrado).
– Piedade do Paraopeba: Escola Municipal Padre Xisto (rua do Rosário, 59).

Igarapé: Há 32 candidatos para cinco vagas. A votação será na Escola Estadual Santa Chiara (avenida Duque de Caxias, 222, São Sebastião). Em Igarapé a eleição será de 9h às 16h.

Juatuba: Na cidade, 18 candidatos disputam as cinco vagas. Os interessados em votar podem se dirigir a Escola Municipal Elza de Oliveira Saraiva (rua Cléber Soares de Andrade, 10, Centro).

Mário Campos: Há 12 candidatos, também para cinco vagas. A votação será na Escola Municipal Antônio Pinheiro Diniz (rua Petrina Augusta de Jesus, 16, Centro) e na Escola Estadual Conselheiro Afonso Pena (rua Cândido Lobato, 300, Bom Jardim).

São Joaquim de Bicas: No total, 35 candidatos disputam cinco vagas. A eleição será na Escola Municipal José Antônio Junior (avenida José Gabriel de Rezende, 765, no bairro Tereza Cristina).

Sarzedo: São 26 candidatos, também para cinco vagas. Votação na Escola Municipal Marinete Damasceno Pinheiro (rua Irene Pinheiro Avelar, 319, Centro).

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here