Close Menu

    Newsletter

    Fique atualizado com as principais notícias e acompanhe tudo o que está acontecendo no Brasil e no mundo.

    Facebook Instagram X (Twitter)
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Folha Vale do ParaopebaFolha Vale do Paraopeba
    ANUNCIE
    • News
    • Editorias
      1. Cidades
      2. Diversão & Cultura
      3. Editorial
      4. Especial
      5. Geral
      6. Meio Ambiente
      7. Moda
      8. Saúde
      9. Variedades
      10. Veículos
      Destaque

      Festival Igarapé Sabor inicia nesta quinta-feira (10)

      Por Da Redação FVP9 de julho de 2025
      Recente

      Festival Igarapé Sabor inicia nesta quinta-feira (10)

      9 de julho de 2025

      Edição 2025 dos Jogos Estudantis de Betim bate recorde de escolas inscritas

      2 de julho de 2025

      Palco Aberto: projeto recebe inscrições para apresentações na Praça do Encontro

      30 de junho de 2025
    • Cidades
      1. Betim
      2. Brumadinho
      3. Igarapé
      4. Juatuba
      5. Mário Campos
      6. São Joaquim de Bicas
      7. Sarzedo
      Destaque

      Betim soma 583 adoções de cães e gatos desde janeiro

      Por Da Redação FVP10 de julho de 2025
      Recente

      Betim soma 583 adoções de cães e gatos desde janeiro

      10 de julho de 2025

      Festival Igarapé Sabor inicia nesta quinta-feira (10)

      9 de julho de 2025

      Prefeitura de Betim apresenta Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) nesta quarta (9)

      8 de julho de 2025
    • Publicações
    • O jornal
    • Fale Conosco
    Folha Vale do ParaopebaFolha Vale do Paraopeba
    Home»Editorias»Veículos»Vendas de bicicletas aumentam 50% em 2020
    Veículos

    Vendas de bicicletas aumentam 50% em 2020

    Da Redação FVP16 de fevereiro de 20214 Mins Leitura
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Telegram Copiar Link
    A maioria do setor de bicicletas, diante das expectativas e perspectivas para este ano, está otimista com a alta demanda pelo transporte. Foto: Internet/ Divulgação.
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Telegram Copiar Link

    Além de ser econômico, o transporte sob duas rodas também se torna uma forma de contribuir com a saúde física e diminui a poluição

    A bicicleta no Brasil está mais popular do que nunca. O meio de transporte, movido a pedaladas, já era bastante utilizado em atividades de lazer e esportes, mas nos últimos anos tem sido a opção de muitas pessoas para se deslocarem ao trabalho, faculdade ou escola, e em outros compromissos, ao invés do veículo automóvel ou transporte público.

    Além de ser econômico, já que o preço dos combustíveis e dos transportes públicos não param de aumentar, a bicicleta também se torna uma ótima forma de contribuir com a saúde física e mental, e também diminui a poluição.

    E os números falam por si só. Um levantamento da Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike) constatou que no ano de 2020 houve uma grande elevação no mercado de bicicletas no Brasil. De acordo com os dados, foi registrado 50% de aumento nas vendas das bikes em comparação a 2019. A associação ouviu centenas de proprietários de lojas, fabricantes e montadores de todo país, ao longo de 2020 e em janeiro de 2021.

    Segundo informações do estudo, o mês de julho do ano passado foi o que mais bateu recorde de vendas, registrando um aumento de mais de 118% na comercialização de bicicletas, em comparação ao mesmo período de 2019. Os modelos de entrada, tanto urbanas, quanto mountain bikes aro 29″, estão entre os mais adquiridos pelo brasileiro, com valores entre R$ 800 e R$ 2 mil.

    “Foi um ano que, apesar de muito positivo para o mercado brasileiro de bicicletas, foi repleto de desafios. Acreditamos que a demanda vai continuar boa para 2021, as pessoas vão continuar buscando a bicicleta, seja para lazer ou transporte, seguindo, inclusive, recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS)”, afirma o presidente da Aliança Bike, Giancarlo Clini.

    A partir do controle realizado com centenas de empresas foi possível constatar também que o número de vendas só não foi maior devido à falta de componentes e insumos para a linha de montagem desses veículos de duas rodas. Esse fator impacta de forma direta a disposição de modelos aos consumidores. Resultado também é atribuído à alta demanda e ao boom de vendas, não só no Brasil, porém no mundo todo, meses depois do início da pandemia.

    Desta forma, para evitar perder potenciais vendas em razão da escassez no estoque, muitos lojistas criaram listas de espera para clientes, assim como também passaram a recuperar e vender modelos usados.

    2021

    A maioria do setor de bicicletas, diante das expectativas e perspectivas para este ano, está otimista com a alta demanda pelo transporte. Contudo, o valor de frete marítimo, que quintuplicou durante a pandemia, a alta do dólar e os atrasos na importação de insumos serão os grandes desafios para o mercado ao longo de todo ano.

    “Tivemos um grande boom de maio até agosto, e depois, por conta da questão de desabastecimento, as vendas ficaram aquém do que poderiam. Ainda assim, nossa expectativa é que com o tempo as empresas consigam se organizar para suprir melhor o mercado e a vontade que as pessoas estão de pedalar. Portanto, acredito que em 2021 vai haver um crescimento, mas provavelmente não tão alto como poderia ser, justamente pela questão da falta de produtos”, elucida o presidente da Aliança Bike.

    A alta do mercado de bicicleta no ano passado foi um fenômeno mundial. Sucedeu junto aos primeiros meses de pandemia, quando a OMS sugeriu às pessoas que pedalassem – principalmente por ter um baixo risco de contaminação e ser uma atividade que pode ser praticada sem aglomerações.

    Com informações, Aliança Bike.

    Associação Brasileira do Setor de Bicicletas Bicicletas Bike Mountain bikes Vendas 50%

    Notícias Relacionadas

    Betim inicia sinalização para projeto piloto de faixa exclusiva para motociclistas

    18 de março de 2025

    Lula visita Polo Automotivo de Betim nesta terça-feira (11)

    11 de março de 2025

    Polo Automotivo de Betim bate recorde de produção desde a criação da Stellantis

    21 de agosto de 2024
    NÃO PERCA

    Betim soma 583 adoções de cães e gatos desde janeiro

    10 de julho de 2025

    Festival Igarapé Sabor inicia nesta quinta-feira (10)

    9 de julho de 2025

    Prefeitura de Betim apresenta Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) nesta quarta (9)

    8 de julho de 2025

    Betim retorna à Associação dos Municípios da Região Metropolitana de BH (Granbel)

    7 de julho de 2025

    Guarda Municipal prepara campanha contra uso de linhas cortantes

    4 de julho de 2025

    Fundação Beta: Prefeitura de Betim lança entidade focada em tecnologia e inovação

    3 de julho de 2025

    Edição 2025 dos Jogos Estudantis de Betim bate recorde de escolas inscritas

    2 de julho de 2025

    Câmara de Betim realiza seminário promovendo a doação de sangue e medula óssea

    1 de julho de 2025
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Portal de notícias da Folha Vale do Paraopeba, jornal impresso que circula em 5 cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), são elas: Betim, Igarapé, São Joaquim de Bicas, Brumadinho e Mário Campos.

    MAIS ACESSADAS DA SEMANA

    Festival Igarapé Sabor inicia nesta quinta-feira (10)

    9 de julho de 2025

    Edição 2025 dos Jogos Estudantis de Betim bate recorde de escolas inscritas

    2 de julho de 2025

    Betim retorna à Associação dos Municípios da Região Metropolitana de BH (Granbel)

    7 de julho de 2025
    ACONTECEU NO BRASIL E NO MUNDO

    Candidatos às prefeituras de Betim e Igarapé participam de debate esta semana

    9 de novembro de 2020

    Usina fotovoltaica é inaugurada na Assecig

    1 de dezembro de 2021

    Tragédia de Brumadinho

    21 de outubro de 2021
    Facebook Instagram X (Twitter)
    • TERMOS DE USO E POLÍTICAS DE PRIVACIDADE
    © 2025 Folha Vale do Paraopeba. Desenvolvido por Markvz Vinicivz.

    Digite o termo e aperte Enter para procurar. Aperte Esc para cancelar.

    Notificações