Espaço revitalizado fica no bairro Jardim Casa Branca e retoma os serviços a partir de quinta-feira (27)
A partir desta quarta-feira (26), os serviços do Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua (Centro Pop), vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social, retornam à antiga sede do equipamento, que foi totalmente reformada pela Prefeitura de Betim. O espaço revitalizado, que fica na Avenida Brasil, nº 60, bairro Jardim Casa Branca, será entregue aos profissionais e usuários da unidade em solenidade às 14h. O atendimento ao público na nova sede tem início na quinta (27), às 7h.
Atualmente, o Centro Pop funciona em imóvel alugado na rua Romualda Augusta de Melo, nº 267. A instalação reformada conta com três salas para atendimento, uma sala administrativa, uma sala de coordenação, espaços para uso coletivo e realização de oficinas, cozinha, cinco banheiros, rampa de acessibilidade e área de serviço.
O Centro Pop não oferece dormitório, mas garante outros serviços a pessoas em situação de rua, migrantes e trecheiros que passam por Betim, de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. No espaço, os usuários podem tomar café da manhã, realizar higiene pessoal, lavar roupas e receber atendimentos técnicos como orientações e acompanhamento por assistentes sociais, psicólogos e advogados. Podem também solicitar encaminhamentos para documentação civil e obtenção do Cad Pop, documento que identifica o cidadão como pessoa em situação de rua e garante a ela alimentação gratuita nos restaurantes populares da cidade e acolhimento nos equipamentos públicos do município.
O Centro Pop também desenvolve o Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas), com trabalhos diurnos de busca ativa, dentre outras ações, a pessoas em situação de rua em todas as regiões do município. Os trabalhos também são realizados à noite uma vez por semana.
A prefeitura ratifica que o Centro Pop cumpre o artigo 5º da Constituição Federal e, por isso, não retira compulsoriamente pessoas de espaços públicos como ruas, calçadas e praças, garantindo o direito de livre locomoção dos indivíduos.