Evento promete um show de técnica e beleza no Poliesportivo
A partir das 19h30 desta sexta-feira (25), acontece o Festival Mineiro de Ginástica Para Todos 2022. O evento é uma parceria entre Secretaria Municipal de Esportes de Betim com a Federação Mineira de Ginástica. Serão 13 apresentações de diversas equipes, todas no Ginásio Poliesportivo Divino Braga. Participam ginastas da Grande BH, inclusive campeões brasileiros e sul-americanos, como Leonardo Braga e Milena Amorim, da equipe de ginástica aeróbica da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da UFMG, dos alunos-atletas do programa Viva o Esporte, da Prefeitura de Betim, e de mais seis entidades.
O Ginástica Para Todos (GPT) recebe este nome por reunir diferentes tipos de ginástica num mesmo evento, como a artística, rítmica, acrobática, aeróbica e de trampolim. O formato de apresentações tem origem na Fédération Internationale de Gymnastique (FIG), órgão responsável pela organização das sete modalidades que envolvem o esporte.
O evento receberá a segunda apresentação pública dos alunos da ginástica do Viva o Esporte, desde o início da pandemia, quando continuaram recebendo treinamento, por meio de aulas online. Em dezembro do ano passado, eles se apresentaram durante o Mundial de Clubes de Vôlei realizado na cidade. O município conta hoje com 300 alunos, com idade a partir de cinco anos, distribuídos entre as categorias da ginástica.
O chefe da Divisão de Esportes, da Secretaria Municipal de Esportes, Antônio Fernando Santos (Toninho) ressalta os benefícios da ginástica como prática esportiva. “A ginástica é uma modalidade esportiva e corporal completa, que contribui para o desenvolvimento da criança nos aspectos cognitivo, motor, agilidade e na força, além de servir de base para as demais modalidades e no esporte em geral. E os benefícios vão além, como o desenvolvimento da confiança, da disciplina, coordenação, organização e criatividade”, disse.