Betinenses com 19 anos serão vacinados contra a Covid-19 na quinta-feira (02)

0
404
Foto: Prefeitura Municipal de Betim.

Para as pessoas com 18 anos, a prefeitura esclareceu que aguarda a chegada de novas remessas dos imunizantes

Os jovens de 19 anos moradores de Betim começam a ser vacinados contra Covid-19 nesta quinta-feira (02). De acordo com dados populacionais registrados pela prefeitura, esse grupo abrange cerca de 5 mil pessoas no município.

Mantendo o cronograma de vacinação por idade, a imunização será realizada nas 37 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, das 8h às 17h. “Para atender a população de 18 anos e encerrar a aplicação da primeira dose da vacina nos adultos, a prefeitura aguarda a chegada da 44ª remessa de imunizantes, A expectativa é que ainda nesta semana seja possível vacinar esse grupo”, informou a secretária de Comunicação Municipal.

Alerta

A vacinação contra a Covid-19 no Brasil segue enfrentando o desafio de fazer as pessoas que tomaram a primeira dose retornarem para a segunda e, assim, completar a imunização de fato.

Dados do Ministério da Saúde apontam mais de 8,5 milhões de pessoas com a dose 2 em atraso no país. Em Betim, segundo levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, até 20 de agosto, cerca de 5.640 moradores do município não retornaram para receber a segunda dose da vacina.

Para tentar reverter essa situação, a prefeitura iniciou uma campanha para que a população compareça às UBSs e receba a segunda dose contra o coronavírus, de acordo com o aprazamento registrado no cartão de vacinas.

Sendo assim, quem estiver com a dose 2 em atraso deve procurar a UBS de referência o mais breve possível para completar o ciclo vacinal. O alerta é ainda mais importante neste momento em que a variante Delta circula no Estado de Minas Gerais e tem um caso confirmado em Betim.

Terceira dose

Segundo o executivo municipal, conforme Nota Técnica do Ministério da Saúde, a aplicação da terceira dose deverá ser realizada a partir de 15 de setembro de 2021, para idosos acima de 70 anos e imunossuprimidos. “O município aguarda o envio de doses destinadas para este público para definir o cronograma de vacinação”, esclareceu a pasta de Comunicação.

Covid-19

Os últimos dados disponibilizados pela Secretaria de Saúde Municipal, entre março de 2020 até esta quarta-feira (1º de setembro), demonstram que Betim confirma 31.566 casos de Covid-19, com 30.018 recuperados e 182 em acompanhamento. Até a mesma data, no município 1.358 pessoas já perderam a vida devido à contaminação do novo coronavírus.