Igarapé amplia coleta seletiva no município para 2022

0
395
Foto: Prefeitura de Igarapé / Divulgação

Somente no ano passado, foram recolhidas 400 toneladas de materiais recicláveis na cidade

No ano de 2021, foram recolhidas 400 toneladas de materiais recicláveis em Igarapé. O número é advindo de dois projetos coordenados pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente, o Recicla mais Igarapé e o Igarapé Resíduos. Nos projetos, a gestão conta com a parceria da Associação dos Catadores e Parceiros do Meio Ambientes de Igarapé (APAIG) e Associação Ecológica dos Recicladores e Produtores de Igarapé (AERPI). Em fevereiro deste ano, a Prefeitura ampliou a coleta seletiva e somente no primeiro mês já foram coletadas 36 toneladas de vidro, papel, plástico, metal e papelão.

Os números são comemorados pelo secretário municipal de Meio Ambiente, Isaías Abreu, que destaca a relevância da iniciativa na cidade. “A coleta seletiva traz inúmeros benefícios sociais, ambientais e econômicos, uma vez que reduz o quantitativo de resíduos a serem depositados no aterro sanitário e, com isso, reduz gastos com essa finalidade, possibilita o fortalecimento da economia popular solidária e a geração de emprego e renda, beneficiando um maior número de famílias, instituições e catadores”, disse.

COLETA SELETIVA AMPLIADA

Desde fevereiro de 2022, a coleta seletiva foi ampliada em Igarapé. Atualmente, chega a ser realizada duas vezes por semana em alguns bairros, onde antes ocorria apenas uma vez no mesmo período de tempo. Também, passou-se a realizar a coleta em bairros onde o serviço não acontecia em todas as ruas.

Hoje, os bairros Jardim Colonial, Pousada Del Rey, Fernão Dias, Atenas, Bom Jardim, Canarinho, Vale do Amanhecer, Marechal Rondon, Nobre, União, Tropical, Monsenhor Alfredo, Cidade Clube Residência são contemplados com a coleta porta a porta duas vezes por semana. Dentre estes bairros, os cinco primeiros citados não possuíam a coleta seletiva porta a porta. Nos demais, o serviço ocorria apenas uma vez por semana. O objetivo da Prefeitura é estender a coleta ampliada, de duas vezes semanal, para todos os bairros. Na região central, a coleta acontece de segunda a sábado.

Com os números da coleta ampliada, de fevereiro deste ano, é possível estimar um crescimento próximo dos 15% no montante total recolhido para 2022. Se em 2021 foram coletadas cerca de 400 toneladas, se espera para 2022 a coleta de pelo menos 460 toneladas, caso o ritmo se mantenha.