Morre Thor, cão dos Bombeiros que ajudou no resgate às vítimas em Brumadinho

0
5990
Thor, cão da equipe de resgate do Corpo de Bombeiros. Foto: CBMMG/ Divulgação.

Animal da raça border collie integrava a equipe de busca, resgate e salvamento com cães do CBMMG. Ele sofreu uma septicemia

O cão Thor, que ajudou no resgate às vítimas do rompimento da barragem, em Brumadinho, morreu no último sábado (26). A informação foi divulgada pelo Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) na noite desta segunda-feira (28).

O cachorro da raça border collie tinha cinco anos e dois meses de idade e atuou em diversas ocorrências de destaque, como o rompimento de barragem de Mariana, o desaparecimento do esportista francês no pico do Marins, e o desabamento de edificações no bairro Mantiqueira. Recentemente participou nas buscas pelas vítimas da tragédia em Brumadinho, ocorrida em janeiro, cujo trabalho de resgate continua, na tentativa de localizar 19 desaparecidos.

Thor durante buscas na região do rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho. Foto: CBMMG/ Divulgação.

“Graças à atuação dele, inúmeras famílias puderam ter seus entes queridos localizados e velados. Thor era considerado uma referência nacional na localização de pessoas desaparecidas”, informou o CBMMG, por meio de nota.

Segundo informações divulgadas pela corporação, o animal sofreu septicemia relacionada a uma pancreatite. Ele também possuía um quadro de leishmaniose. O motivo do óbito do cão foi a ruptura do intestino delgado na porção do duodeno, ocasionada pela presença de um corpo estranho e que resultou em hemorragia abdominal.

Thor. Foto: CBMMG/ Divulgação.

“A família Bombeiro Militar encontra-se consternada e enlutecida pela perda desse integrante que nunca foi considerado como apenas um cão e sim como um Bombeiro Militar que verdadeiramente era. Expressamos aqui nossas condolências, em especial aos militares do BEMAD/Canil que atuavam como binômios do Thor e nosso profundo respeito pelo trabalho e legado por ele deixado”, finalizou o CBMMG.

Thor será cremado em cerimônia fechada.