Sala Mineira do Empreendedor é inaugurada em Igarapé

0
256
Foto: Prefeitura Municipal de Igarapé

Novo espaço irá auxiliar no desenvolvimento empresarial de pequeno e médio porte no município

A Prefeitura de Igarapé inaugurou no último dia 19, a Sala Mineira do Empreendedor, uma parceria entre o município e o SEBRAE MINAS. O espaço terá como foco principal a formação, qualificação e apoio aos vários empreendedores da cidade.

A Sala contará com as parcerias, além do SEBRAE, do SESI, SENAI, IEL, SENAC e instituições voltadas para formação de mão de obra, entre elas PRRONTO e Instituto RAMACRISNA, sendo apoiadas pela Brazil Foudantion.

A placa “AQUI TEM SEBRAE” foi entregue pela Sra. Camila Quintas, Analista de Negócios do SEBRAE MINAS, ao Prefeito Arnaldo Chaves, ao vice-prefeito Daute Henriques e à secretária de Defesa Civil e Promoção Social, Márcia Palhares, sendo que esta será a coordenadora das atividades da Sala Mineira do Empreendedor.

Também participaram da solenidade o presidente da Câmara Municipal, Antônio Jorge, representantes das instituições municipais como ACISB, Bruno Daniel, ACIGS, Emerson Luiz, da FIEMG, Cristiane Vanessa e Clayton Neri, do SENAC, Alisson, da Associação dos Artesãos de Igarapé, Maria Aparecida e Joana, Associação do bairro Canarinho, Leni, Juliana e Kênia, da associação de Comunidades, Angelita Mercês, bem como de empresários locais.

Uma luz no fim do túnel

Devido à pandemia do coronavírus, alguns igarapenses viram seus negócios ruírem diante de tantas incertezas e percalços econômicos causados pelo distanciamento. Kênia Garito mora em Igarapé há 5 anos, após várias tentativas de conseguir um emprego ou empreender com artesanato, ambas sem sucesso, ela começou a vender salgados na feira para sustentar a família.

Kênia Garito ressalta que “essa parceria com o Sebrae abriu o nosso horizonte. Estava pensando em ir embora da cidade por falta de oportunidade, a minha casa já estava à venda.

Mas através da Novo espaço irá auxiliar no desenvolvimento empresarial de pequeno e médio porte no município proposta de melhorias para os microempreendedores de Igarapé resolvi tentar mais uma vez. E estou disposta a trabalhar e aprender cada vez mais para o crescimento da minha fábrica de salgados”.

Leni Souza também está esperançosa com o novo serviço oferecido aos empreendedores em Igarapé. Ela conta que está no artesanato há 10 anos e em 2020 o sonho de abrir a Feira Nossa se tornou realidade. “Resolvemos expor nosso artesanato ao ar livre, no bairro Canarinho. A ideia surgiu, pois, vimos a necessidade de mostrar nosso trabalho a mais pessoas. Foi um começo difícil, quase não vendíamos, mas não desistimos”, explica.

Segundo ela, “agora a nossa expectativa de nos manter com nosso artesanato ficou mais concreta. Não se trata de uma simples sala de cursos, mas de uma conquista para nossa cidade. É um apoio ao empreendedor e para aqueles que querem se tornar um. Iremos buscar conhecimento junto ao SEBRAE na Sala Mineira do Empreendedor, pois ser empreendedor é estar a par do mercado e conseguir organizar o empreendimento a partir de estratégias”.

Maria Aparecida e Joana D’Arc fazem parte da Associação dos Artesãos de Igarapé, fundada em 2010. A empresária conta que para elas, “a inauguração da Sala Mineira do Empreendedor veio trazer à Associação um novo alento para o futuro. Já iniciamos algumas tratativas, ainda que sejam modestas, mas com foco voltado para orientações quanto ao processo administrativo, financeiro, leis e diretrizes de atendimento às várias necessidades legais”.

“Nossas orações foram atendidas, pois conseguimos antes do final de 2021 iniciar uma parceria que há muito tempo esperávamos. Recebemos uma “injeção” de ânimo para continuar com energia e esperança de dias melhores”, elucida a empreendedora.
A Sala do Empreendedor fica localizada no endereço prédio do SINE (Sistema Nacional de Emprego) à rua Primeiro de Maio, nº 122, Centro.