Secretaria Municipal de Educação intensifica esforços na retomada das aulas presenciais

0
274
Cada um recebe um kit com 4 máscaras, de cores diferentes. A orientação é que a máscara seja trocada a cada 2 horas. Foto: Secom/ PMSJm.B.

De acordo com a prefeitura, como forma de aumentar a proteção, os estudantes estão recebendo kit com quatro máscaras

A Prefeitura Municipal de São Joaquim de Bicas, por meio da Secretaria de Educação, segue comprometida com a qualidade do ensino e da aprendizagem dos estudantes matriculados na rede municipal de ensino.

O município foi um dos primeiros do país a disponibilizar material de estudo impresso e kit de alimentação para todos os alunos, desde o início da pandemia, garantindo o vínculo dos estudantes com o universo escolar mesmo durante o ensino remoto.

E a cidade se destaca, mais uma vez, ao promover um diagnóstico para todas as turmas da rede municipal, com o objetivo de avaliar os possíveis impactos da pandemia no nível de aprendizagem.

A iniciativa foi importante para balizar a estratégia pedagógica a ser utilizada no retorno dos estudantes às aulas presenciais e direcionar os conteúdos que estão sendo trabalhados pelos educadores.

Para mitigar a possível defasagem de aprendizagem dos alunos, uma força tarefa foi criada e está encarregada de desenvolver materiais educacionais diferenciados, promover a formação de professores e garantir que os conteúdos tratados em sala de aula estejam de acordo com a realidade de cada estudante.

Retorno com responsabilidade

Vale destacar que, desde 20 de setembro, as aulas na rede municipal do município começaram a retornar, de forma gradual, respeitando protocolos sanitários preconizados para evitar a proliferação do coronavírus.

A administração municipal enfatiza que as salas de aula estão com capacidade reduzida, para possibilitar o atendimento pedagógico adequado às crianças e adolescentes, e todos os protocolos de biossegurança estão sendo respeitados.

Além disso, para garantir a maior segurança dos estudantes e profissionais, a Secretaria Municipal de Educação vem distribuindo máscaras para todos os alunos matriculados. Cada um recebe um kit com 4 máscaras, de cores diferentes. A orientação é que a máscara seja trocada a cada 2 horas.

De acordo com o Protocolo de Retomada das Atividades Escolares Presenciais do município, nesta segunda-feira (4) terá início a 2ª Fase do retorno gradual e seguro das atividades escolares na Rede Municipal de Ensino.

Os pais e responsáveis devem entrar em contato com as escolas onde os filhos estão matriculados e solicitar orientações sobre esta etapa do retorno dos nossos estudantes para salas de aula.

“A administração municipal segue imbuída no propósito de superar os desafios impostos pela pandemia ao sistema educacional e oportunizar, para todos os alunos da Rede Municipal, uma estrutura de ensino segura, que possibilite o desenvolvimento cognitivo, cultural e social de todos”, informou a prefeitura, em nota.