Close Menu

    Newsletter

    Fique atualizado com as principais notícias e acompanhe tudo o que está acontecendo no Brasil e no mundo.

    Facebook Instagram X (Twitter)
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Folha Vale do ParaopebaFolha Vale do Paraopeba
    ANUNCIE
    • News
    • Editorias
      1. Cidades
      2. Diversão & Cultura
      3. Editorial
      4. Especial
      5. Geral
      6. Meio Ambiente
      7. Moda
      8. Saúde
      9. Variedades
      10. Veículos
      Destaque

      Betim recebe novas doses de vacinas contra Covid-19 e dengue

      Por Da Redação FVP22 de maio de 2025
      Recente

      Betim recebe novas doses de vacinas contra Covid-19 e dengue

      22 de maio de 2025

      Igarapé Bem Temperado inicia nesta quinta-feira (22)

      21 de maio de 2025

      Alunos da rede municipal de Betim vão a concertos da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

      19 de maio de 2025
    • Cidades
      1. Betim
      2. Brumadinho
      3. Igarapé
      4. Juatuba
      5. Mário Campos
      6. São Joaquim de Bicas
      7. Sarzedo
      Destaque

      Prefeitura lança Campanha do Agasalho nesta quarta (28)

      Por Da Redação FVP27 de maio de 2025
      Recente

      Prefeitura lança Campanha do Agasalho nesta quarta (28)

      27 de maio de 2025

      Betim recebe novas doses de vacinas contra Covid-19 e dengue

      22 de maio de 2025

      Igarapé Bem Temperado inicia nesta quinta-feira (22)

      21 de maio de 2025
    • Publicações
    • O jornal
    • Fale Conosco
    Folha Vale do ParaopebaFolha Vale do Paraopeba
    Home»Cidades»Segunda etapa da vacinação contra gripe tem início em meio a baixa procura pelo imunizante
    Cidades

    Segunda etapa da vacinação contra gripe tem início em meio a baixa procura pelo imunizante

    Tiago Rodrigues17 de maio de 2021Atualizado em:17 de maio de 20214 Mins Leitura
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Telegram Copiar Link
    Prefeitura de Betim realizou, no último sábado (15), o “Dia D de Vacinação” contra influenza para atender os grupos prioritários, tanto da primeira quanto da segunda fase. Foto: Anselmo UBL.
    Facebook Twitter LinkedIn WhatsApp Telegram Copiar Link

    Taxa de imunização ainda não foi alcançada em Betim, Igarapé e São Joaquim de Bicas

    Além da imunização contra Covid-19, está ocorrendo também no Brasil a campanha de vacinação contra a gripe, vírus influenza. Em toda Minas Gerais, desde 11 de maio, uma nova etapa se iniciou ampliando o medicamento aos professores e idosos acima de 60 anos.

    Para que a ação imunológica tenha eficácia, é necessário que, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários sejam vacinados. Em todo estado, esse novo público alvo soma aproximadamente 3,7 milhões de pessoas, sendo cerca de 3,4 milhões de idosos acima de 60 e cerca de 270 mil profissionais da educação.

    No dia 10 (segunda-feira), foi quando se encerrou a primeira fase que tinha como objetivo vacinar contra a gripe crianças, gestantes, mulheres que tiveram filho recentemente, profissionais da saúde e indígenas. Contudo, neste ano, a baixa procura por essa vacina preocupa.

    Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), dos aproximadamente 606 mil trabalhadores da saúde, até 9 de maio, menos de 170 mil receberam a dose, ou seja, apenas 28%.

    Entre as crianças, de 6 meses a menores de 6 anos, foram imunizadas pouco mais de 620 mil, quando 1.446.399 deveriam ter recebido a vacina, nesse caso apenas 43% foram vacinados.

    Em grávidas a imunização contra a gripe em MG foi em 72.015 mulheres, menos de 37,5% do total. Se tratando das que acabaram de dar à luz, o número chega a 14.855, menos de 47%.

    Os dados foram contabilizados até 11 de maio, quando 910.545 doses da vacina contra a gripe foram aplicadas no estado, segundo a SES-MG.

    Betim

    No município mineiro, na tentativa de impulsionar o público alvo a se direcionar aos 36 Unidades de Saúde (UBSs) da cidade, a Prefeitura de Betim realizou, no último sábado (15), o “Dia D de Vacinação” contra influenza para atender os grupos prioritários, tanto da primeira quanto da segunda fase.

    Segundo a Secretaria de Municipal de Saúde, até 13 de maio, na cidade foram distribuídas entre as UBSs cerca de 61.940 vacinas para as pessoas inseridas nos grupos de público-alvo. Desse total, apenas 24.431 doses foram aplicadas, alcançando apenas 17% da taxa ideal de imunização que é de 90%.

    De acordo com o secretário adjunto de assistência da Saúde, Hilton Soares, é muito importante a população receber a vacina contra o vírus Influenza, porque “a gripe pode gerar infecção aguda do sistema respiratório, possui um grande potencial de transmissão, além de ser responsável por elevadas taxas de hospitalização. Dessa forma, como estamos numa pandemia, a imunização contra a gripe evita o uso dos serviços de saúde, que se encontram sobrecarregados”.

    Como dito no início da matéria, também está sendo realizada a vacinação contra Covid-19, por isso é preciso ficar atento ao alerta do Ministério da Saúde (MS) em relação ao intervalo necessário que se deve respeitar de 14 dias entre a aplicação de cada dose.

    São Joaquim de Bicas e Igarapé

    Nos municípios vizinhos a Betim, a procura também anda abaixo das expectativas. De acordo com dados do MS, até 14 de maio, em Igarapé, foram aplicadas apenas 3.408 doses contra a gripe, sendo que a população alvo é de aproximadamente 14.660 pessoas, o que representa uma cobertura vacinal de apenas 23,2%.

    Em São Joaquim de Bicas, o ideal era que, até essa mesma data, 13.214 moradores tivessem recebido a vacina contra influenza, contudo, apenas 1.874 haviam sido imunizados, o que resulta numa cobertura vacinal de 14,2%.

    Vale ressaltar que, nessas cidades, a segunda etapa da campanha também já teve início e os indivíduos presentes nos grupos prioritários podem procurar as UBSs ou postos de saúde de referência para serem vacinados.

    Próxima etapa

    A terceira etapa da imunização contra a gripe, que é a mais abrangente, deve ser realizada entre 9 de junho e 9 de julho. Nessa fase devem ser imunizadas pessoas com comorbidades e deficiências, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros, portuários, forças de segurança, de salvamento e armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade.

    Betim Campanha Vacinação Gripe Hilton Soares Igarapé Influenza Minas Gerais São Joaquim de Bicas

    Notícias Relacionadas

    Corrida dos Parques tem inscrições abertas

    22 de abril de 2025

    Nova concessionária assume trecho da BR-262 com aumento de tarifa 

    17 de março de 2025

    Arnaldo Chaves, prefeito de Igarapé, é eleito presidente do Icismep

    19 de novembro de 2024
    NÃO PERCA

    Prefeitura lança Campanha do Agasalho nesta quarta (28)

    27 de maio de 2025

    Betim recebe novas doses de vacinas contra Covid-19 e dengue

    22 de maio de 2025

    Igarapé Bem Temperado inicia nesta quinta-feira (22)

    21 de maio de 2025

    Alunos da rede municipal de Betim vão a concertos da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

    19 de maio de 2025

    Edição 609 | 16 a 31/05/2025

    16 de maio de 2025

    Prefeitura realiza obras de segurança no trânsito

    15 de maio de 2025

    23ª Semana Nacional de Museus inicia nesta segunda-feira (12)

    12 de maio de 2025

    Centro Materno-Infantil adota nova metodologia para aprimorar segurança e agilidade nos atendimentos

    9 de maio de 2025
    QUEM SOMOS
    QUEM SOMOS

    Portal de notícias da Folha Vale do Paraopeba, jornal impresso que circula em 5 cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), são elas: Betim, Igarapé, São Joaquim de Bicas, Brumadinho e Mário Campos.

    MAIS ACESSADAS DA SEMANA

    Igarapé Bem Temperado inicia nesta quinta-feira (22)

    21 de maio de 2025

    Alunos da rede municipal de Betim vão a concertos da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

    19 de maio de 2025

    Betim recebe novas doses de vacinas contra Covid-19 e dengue

    22 de maio de 2025
    ACONTECEU NO BRASIL E NO MUNDO

    Tragédia: rompimento de barragem em Brumadinho completa dois meses

    25 de março de 2019

    Igarapé vacina crianças de 5 anos a partir desta quarta-feira (16)

    15 de fevereiro de 2022

    Edição 577 | 16 a 31/01/2024

    29 de abril de 2024
    Facebook Instagram X (Twitter)
    • TERMOS DE USO E POLÍTICAS DE PRIVACIDADE
    © 2025 Folha Vale do Paraopeba. Desenvolvido por Markvz Vinicivz.

    Digite o termo e aperte Enter para procurar. Aperte Esc para cancelar.

    Notificações