Serviço de hemodiálise passa a ser oferecido no novo Centro de Nefrologia em Betim

0
631
Foto: PMB

O serviço de hemodiálise da Linha de Cuidados de Nefrologia da Rede SUS Betim, gerenciada pelo Hospital Evangélico, é, desde o fim da última semana, totalmente oferecido em um novo espaço. A mudança do serviço, que funcionava em dois salões do Hospital Público Regional de Betim, foi concluída na última quinta-feira (6) e, com isso, todos os procedimentos passaram a ocorrer no complexo de serviços de saúde do Hospital Evangélico (antigo Betim Shopping), onde foi implantado o Centro de Nefrologia de Betim.

No novo local existem, atualmente, 81 cadeiras de terapia renal substitutiva que atendem 461 pacientes que fazem hemodiálise e 63 que realizam diálise peritoneal. Eles são moradores de Betim e dos outros 12 municípios que compõem a microrregião de saúde*. Além dos procedimentos de hemodiálise, a Linha de Cuidados da Nefrologia oferece aos pacientes com doença renal crônica consultas ambulatoriais, exames e outros procedimentos.

No novo Centro de Nefrologia, além de equipamentos mais modernos, foi instalado um sistema de filtragem por osmose reversa, que elimina substâncias nocivas e prejudiciais da água utilizada na hemodiálise.

Segundo a prefeitura, a transferência do serviço, além de trazer benefícios para pacientes renais crônicos, vai abrir espaço para a ampliação de outros atendimentos da rede municipal.

De acordo com o Secretário de Assistência à Saúde, Hilton Soares, “a área onde o serviço funcionava, no Hospital Regional, foi reformada para receber os 26 leitos de UTI do Cecovid Betim. Após a pandemia, vamos providenciar o credenciamento desses leitos de forma definitiva, ampliando a oferta de terapia intensiva no município, o que permitirá, também, a ampliação de cirurgias eletivas no hospital”.

Linha de Cuidados de Nefrologia de Betim

Em 2017, a Linha de Cuidados de Nefrologia da Rede SUS Betim passou a ser gerenciada pelo Hospital Evangélico. Os dois salões de hemodiálise instalados no Hospital Regional foram reformados e o atendimento foi ampliado, passando de 210 para 420 pacientes atendidos. Atualmente, o serviço conta com 81 cadeiras, absorvendo 524 pacientes em tratamento de hemodiálise. O novo Centro de Nefrologia tem ainda capacidade para ampliar o atendimento, podendo chegar a até 600 pessoas atendidas

Municípios da microrregião de saúde de Betim: Betim, Bonfim, Brumadinho, Crucilândia, Esmeraldas, Florestal, Igarapé, Juatuba, Mário Campos, Mateus Leme, Piedade dos Gerais, Rio Manso e São Joaquim de Bicas.