Além de criar um hospital de campanha para auxiliar na luta contra o vírus, na cidade o uso de máscaras é obrigatório
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, até a tarde desta segunda-feira, 1º de junho, São Joaquim de Bicas registra 21 casos confirmados de Covid-19, até o dia 29 de maio, a cidade contava com 13 casos, oito novos casos em três dias foram confirmados.
Do total de casos confirmados, 10 se recuperam, nove estão sob acompanhamento e dois óbitos foram constatados na cidade até o momento. O número de casos suspeitos no município é de 189 e descartados 56.
A Prefeitura de São Joaquim de Bicas confirmou o segundo óbito por Covid-19 na última quinta-feira (28). De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a vítima é um homem, de 78 anos, com histórico de hipertensão e insuficiência renal crônica.
No dia 18 de maio, havia sido confirmado um primeiro óbito pelo novo coronavírus na cidade. Trata-se de um homem, de 64 anos. De acordo com a Secretaria de Saúde Municipal, ele possuía histórico de cardiopatia e doença renal.
A administração municipal disponibilizou uma nota se solidarizando com os das vítimas e reforçou o pedido de apoio à população para seguir as medidas anunciadas pelo município, de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde e da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Máscaras
Desde do dia 19 de maio, a prefeitura determinou o uso obrigatório de máscara. O Decreto de número º 869 sugere que o uso do objeto de segurança de saúde passa a ser indispensável nas ruas, em repartições públicas, comércios, prestadores de serviços, veículos, igrejas e templos.
Segundo a Secretária Municipal de Saúde, mais de 35 mil máscaras foram entregues à os moradores. “Nossa preocupação primeira foi garantir que todos os moradores teriam acesso as máscaras de proteção. Agora contamos com a colaboração da população para que não saiam sem elas”, explica a secretária de Saúde, Vanilda Maia
Hospital de campanha
Na última quinta-feira (28), a prefeitura de São Joaquim de Bicas inaugurou um hospital de campanha com 25 leitos, sendo quatro de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), para o enfrentamento à Covid-19 no município.
O Cecovid funciona no local onde se encontra a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Sendo assim, os casos antes atendidos na UPA, agora são tratados pela nova unidade criada na Policlínica do município.
“Todo cidadão que precisar de atendimento de urgência e emergência, deverá procurar o plantão da Policlínica, lá ele passará por uma triagem. Pacientes com sintomas respiratórios serão levados para o Cecovid São Joaquim de Bicas”, explica a Secretária Municipal de Saúde, Vanilda Maia.
O hospital de campanha conta também com uma sala de enfermaria e equipamentos, como caixa de proteção para intubação, monitores cardíacos, respiradores pulmonares, camas hospitalares, macas e poltronas.