Um novo olhar irá surgir nos looks das próximas coleções
Todos os acontecimentos históricos do mundo refletem e refletiram na expressão visual, por meio da moda. Como queremos nos expressar na vida pós pandemia? E como isto será impactado no mercado da moda?
Após a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), por exemplo, as mulheres adotaram a moda com um toque masculino. Após a Segunda Guerra (1939-1945), Christian Dior inventou o “News look”, uma resposta mais sexy e alegre. Uma espécie de “alívio” para a crise vivida. Guerras e pandemias não são iguais, mas compartilham de mudanças significativas para setores como o da moda. Ambas trazem mudanças de paradigmas e novas tendências.
A resposta à pandemia da Covid-19 levanta diversas análises sobre o “novo normal” para a moda. Mostram a sustentabilidade e a diversidade como linha de frente para as criações dentro desta nova postura. As marcas terão que tornar a moda mais relevante, para interpretar o momento. Um novo olhar sobre moda irá surgir nos looks das próximas coleções.
Trocando todo este discurso por peças de guarda roupa, como poderemos aderir a estes conceitos em nosso consumo?
– Peças básicas:
Essas trazem a atemporalidade como regra, com isto podemos praticar o consumo consciente, por meio de peças que não serão trocadas com facilidade, nos moldes “menos é mais”, evitando a superficialidade no modo de consumir moda. E isto significa também investir um pouco mais em itens que oferecem durabilidade. Seria o enfraquecimento das redes de fast fashion?
– Peças “sem gênero”:
Calças, jaquetas, regatas, etc… Que servem tanto para homem quanto para a mulher. Este é um conceito que já vinha surgindo no mercado timidamente, porém a partir de agora será reforçado. Por tanto, que tal compartilhar peças com seu marido ou namorado?