Grande patrocinadora do BBB, a empresa do grupo Stellantis presenteou o vencedor do programa com o novo modelo na final do reality show
O Progetto 363 é a nova aposta da Fiat para o mercado de SUV, diante de uma concorrência que só cresce, já que nos últimos lançamentos a maioria das montadoras têm apresentado esse utilitário esportivo maior que um hatch, e, às vezes, mais em conta que uma picape cabine dupla.
E foi na final do Big Brother Brasil 21, em 4 de maio, que a montadora do grupo Stellantis apresentou o novo Fiat SUV, ainda sem nome oficial definido. Contudo, até o fechamento deste jornal, uma enquete online para escolher Fiat Tuo, Fiat Domo e Fiat Pulse estava disponível no site https://suv.fi at.com.br/.
De acordo com a revista Quatro Rodas, ainda faltam 4 meses para que todos os detalhes sejam definidos com a chegada do modelo no comércio especializado. Enquanto isso não ocorre, veremos a seguir algumas informações que a revista apurou.
O novo projeto inaugura uma inédita plataforma de produção batizada de MLA. De acordo com a empresa de origem italiana, esse novo processo em Betim (MG) aumenta os níveis de performance, robustez e conforto, além de elevar os resultados de segurança dos novos produtos, também permite a adoção de novos sistemas.
O SUV compacto da Fiat escolheu seguir a linha do irmão hatch, o Argo, reaproveitando detalhes como as portas e mantendo a mesma ordem de grandeza nas dimensões. Para diferenciá-los, entretanto, o Progetto 363 ganhou dianteira e traseira exclusivas e maior vão livre.
Ao longo dos testes, o para- choques dianteiro sempre se destacou, principalmente os faróis de neblina. Ao mesmo tempo, detalhes como a grade frontal, frisos e faróis principais full-led (com DRLs) expressaram clara inspiração da nova Fiat Strada.
Mais adiante, o carro acabou surgindo mesmo com o capô recuado, semelhante ao Renault Fluence, com a porção dianteira inferior se projetando em relação à tampa. Detalhes distintos no estilo também vieram pela altura maior e uso de leds e mais tons de pintura ao longo do veículo.
Também será a estreia do motor GSE T3, um 1.0 turbo com três cilindros e 12V. A unidade de potência ganhou até uma linha exclusiva de produção na sede em Betim – MG, ao lado do 1.3 turbo T4, usado na nova Fiat Toro e também em dois modelos do Jeep.
Ainda segundo a revista, aguarde 128 cv (gasolina) ou 131 cv (etanol) de potência e 21 kgfm de torque nos modelos equipados com a unidade 1.0. A transmissão será automática, com um novo câmbio CVT fabricado pela Aisin.
O segredo do desempenho recorde passa por engenhosidades como cabeçote redesenhado e, além de quatro válvulas por cilindro, a presença do sistema MultiAir de terceira geração comandando de modo variável as peças.
O novo 1.0 é mais uma opção do projeto ao lado dos modelos de entrada com transmissão manual de cinco marchas e o mesmo 1.3 aspirado de 109 cv do Argo. O câmbio automático é opcional nesses casos.
O interior do carro será como o modelo de entrada do novo estilo da dupla Fiat e Jeep. Pois, além do volante já apresentado, há pontos em comum com o Compass 2022, como o friso cromado no painel.
O Progetto 363 também oferecerá a nova central multimídia Uconnect 5 com touchscreen de 8,4’’ ou 10,1’’. Além das duas opções de tela da central, haverá painel de instrumentos analógicos ou a mesma versão digital do Compass intermediário, com 7,5’’.
O destaque, entretanto, fica por conta da capacidade de conectividade do carro, aproveitando a exaltada parceria da finada FCA, absorvida pela Stellantis, com Tim e Amazon.
Em razão disso, o Progetto 363 se conectará por conta própria à rede 4G brasileira e será capaz de criar um hotspot Wi-Fi aos ocupantes. A função é completada pela capacidade semelhante a um “cartão de crédito”, o carro pode pagar itens como pedágio, combustível e drive-thrus através da carteira virtual Fiat Cart. Em parceria com a Visa, não há necessidade de ação do condutor, exceto confirmar a compra.
As versões mais baratas desse SUV, ao que tudo indica, partirão de R$ 80.000, podendo superar os R$ 100.000.