Chuva ou sol? Confira como fica o tempo em Betim, neste fim de semana

0
1639
Praça Milton Campos, cartão postal da cidade de Betim. Foto Anselmo UBL

A Superintendência Municipal de Defesa Civil alerta a população sobre o período chuvoso

A primeira semana do ano iniciou com bastante chuva na região metropolitana de Belo Horizonte. Em Betim, na noite de quarta-feira (1º), choveu 105 mm em apenas três horas. No bairro Bandeirinhas, a intensidade da água fez o córrego Guandu transbordar e engolir, literalmente, um veículo que estava estacionado na avenida Guandu.

Veículo estacionado na avenida Guandu foi parar dentro do córrego de mesmo nome, no bairro Bandeirinhas, em Betim. Foto: Ronaldo Silveira.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), neste fim de semana a previsão do tempo na cidade é de pancadas de chuva com trovoadas. De acordo com o meteorologista, Jorge Moreira, do Inmet em Minas, em Betim, a temperatura irá variar nesses dias entre 17° C de 27°C. O céu nublado será predominante, com pequenas aparições do sol durante o dia.

O meteorologista revela que amanhã e domingo continua a chover no município. Porém, até às 10h deste sábado (4) a intensidade da água pode ser maior. Segundo ele, a quantidade de chuva é resultado de uma frente fria que atua sobre o litoral de estados do sudeste.

“As condições atmosféricas são favoráveis para ocorrências de acumulados de chuva de 30 mm a 60 mm por hora ou a 50 mm a 100 mm por dia, acompanhadas de rajadas de ventos em áreas isoladas na região metropolitana, entre às 11h desta sexta até as 10h de sábado (4). A frente fria está está estacionada no litoral do estados Rio de Janeiro e em São Paulo. O que ocorre nessa época do ano é que o fluxo de umidade se junta à frente fria e aí se dá o nome de Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), isso deixa a condição favorável à chuva”, afirma Jorge Moreira.

(Clique aqui e acompanhe em tempo real as condições do clima)

Defesa Civil

A Superintendência Municipal Defesa Civil de Betim alerta a população sobre o período chuvoso. O órgão destaca que por conta da previsão de instabilidade e pancadas de chuva, emitida pelo instituto ClimaTempo, é importante que as pessoas evitem áreas de risco, sujeitas a alagamento, desmoronamento e deslizamento de terra.

Em caso de surgimento de trincas estruturais na moradia, a Defesa Civil mantém o seu plantão com rondas e com o telefone de urgência 199.