Construção de terminal intermodal e ampliação da ferrovia na região representa aporte previsto em R$ 800 milhões
No dia 1º de junho, o Tribunal de Contas da União aprovou o Plano de Investimentos da empresa de logística MRS para renovação de sua concessão das linhas férreas. Com isso, os novos empreendimentos autorizados somam R$ 9,6 bilhões. Juntos dos outros custos de funcionamento, estima-se que a empresa realizará R$ 31 bilhões em investimentos até 2056, quando encerra o novo contrato. No Plano de Investimento, estão previstos a criação de quatro novos polos intermodais para a interligação de toda região sudeste, o de Minas Gerais será em Igarapé — com investimentos na casa dos R$ 800 milhões, segundo o governador Romeu Zema.
Com a renovação da concessão, a MRS deve duplicar o volume de Carga Geral transportada em sua malha, contribuindo para que o modal ferroviário saia dos atuais 15% para cerca de 40% ao longo dos próximos anos.
“Com os investimentos previstos na nossa renovação vamos elevar ainda mais o nível da nossa excelência, entregando logística de 1º mundo para os nossos clientes e, por consequência, reduzindo o custo Brasil e garantindo toda a capacidade ferroviária necessária aos portos que acessamos”, afirma o presidente da MRS Logística, Guilherme Segalla de Mello.
Esta empreitada pode significar não só uma maior quantidade de carga transportada, como uma diversificação das cargas transportadas pelo modal ferroviário. Com a criação de quatro novos polos intermodais para interligação da região sudeste via ferrovia, a empresa pretende duplicar o volume de Carga Geral (produtos industrializados, construção civil, siderúrgicos, agrícolas, entre outros) e multiplicar por 7 vezes o volume transportado em contêineres. Os polos previstos são nos municípios de Mooca e Lapa (SP), Queimados (RJ) e Igarapé (MG). Com isso, o município da região do Vale do Paraopeba se tornará um grande centro de logística do país.
TERMINAL INTERMODAL DE IGARAPÉ
Anunciado pelo governador Romeu Zema como um investimento de R$ 800 milhões, as obras na região englobam o Terminal Intermodal de Igarapé, junto a uma extensão do tramo ferroviário entre o polo e o ramal Paraopeba. O aumento da malha férrea na região será de 12 km, ligando o novo terminal ao ramal já existente, encontrando-se na altura de Brumadinho.
O Terminal Intermodal de Igarapé será um dos grandes centros logísticos do país e o maior de Minas Gerais na ampliação da rede sudeste da MRS. A escolha do local se dá pela proximidade do município com o cruzamento de duas das principais rodovias da região, a BR 040 e BR 381, a Fernão Dias — onde ficará o acesso rodoviário do polo intermodal. Segundo a empresa, o terminal ficará próximo ao centro urbano de Igarapé.
O complexo contará com uma área total de 166 mil m², dividida em diversos espaços distintos. Estão previstos um amplo estacionamento para caminhões, portarias de apoio aos caminhoneiros e operação do terminal, área administrativa e operacional, pátio para armazenamento de containers e uma grande área de expansão do terminal — com galpões de mais de 1 mil m² para estufagem e cargas a granel. No terminal, serão realizados os processos de consolidação e desconsolidação das cargas recebidas e destinadas aos principais portos do Rio de Janeiro e porto de Santos, tudo integrado com os novos polos intermodais a serem construídos em Queimados (RJ), Mooca e Lapa (SP).
Segundo a Prefeitura de Igarapé, espera-se cerca de 15 mil novos empregos diretos desde a construção até a operação do terminal. Ainda, tudo correndo como planejado, as obras devem iniciar entre 2023 e 204 e se estender entre cinco e oito anos.
Em contato com a MRS, a empresa alegou não poder divulgar maiores informações, por enquanto, como o traçado preciso do tramo ferroviário entre o polo e o ramal Paraopeba, em Brumadinho.