Sobe para 39 o número casos confirmados de coronavírus em Betim

0
1047
Cecovid-Betim 1 está funcionando no prédio do novo Centro Materno Infantil. Inicialmente foram implantados 50 leitos de tratamento intensivo, que serão ampliados de acordo com a necessidade. Foto: Edson Dutra.

Número de pessoas recuperadas na cidade chega a 24

Os casos confirmados de Covid-19 mais que dobraram em Betim nos últimos 15 dias. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, até a manhã desta segunda-feira, (15), foram 39 casos confirmados do novo coronavírus, são 20 casos a mais do número registrado no dia 2 de maio. Deste total, 24 estão recuperados, 11 em acompanhamento e um segue internado na rede pública de saúde do município.

De acordo os dados, 3.747 casos de Síndrome Gripal foram registrados em moradores do município e três mortes já foram confirmadas na cidade por conta do novo coronavírus. Um óbito está sob investigação.

O primeiro é de uma mulher, de 80 anos, que havia dado entrada no último dia 26 de abril, em uma Unidade de Pronto Atendimento sentido falta de ar. Posteriormente, a senhora foi encaminhada para o Centro de Tratamento Intensivo (Cecovid Betim 1), no Centro Materno, ao lado do Hospital Público Regional de Betim (HPRB), vindo a falecer três dias depois.

A secretaria confirmou o segundo caso no dia 7 de maio. A vítima era uma adolescente, 14, que estava internada em um hospital de São Paulo, desde janeiro deste ano para se submeter a um transplante cardíaco. Ela estava em Tratamento Fora de Domicílio (TFD) com todas as despesas cobertas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), de Betim.

Enquanto esteve internada, a jovem teve resultado positivo para Covid-19. A paciente não resistiu às complicações vindo a óbito. Apesar da morte ter ocorrido na capital paulista, o óbito foi contabilizado para em Betim. O corpo da adolescente chegou na cidade no dia 5 de maio, e foi sepultado sem a realização de velório.

O terceiro caso é de uma mulher, 74, portadora de cardiopatia e diabetes, que havia dado entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Teresópolis e transferida, no dia 16 de abril, com quadro de infarto para o Hospital São Francisco, em Belo Horizonte. A paciente veio a óbito no dia 29 de abril. Mas apenas no dia 13 de maio, o exame foi concedido pela Fundação Ezequiel Dia (Funed-MG). A Secretaria de Saúde Municipal está acompanhando o caso e os familiares da paciente.

Ainda de acordo com o órgão, está sendo investigado um quarto óbito de um homem, 23, que estava internado no Centro de Cuidado Intensivos (Cecovid I) no Centro Materno Infantil. Desde o dia 17 de abril, ele já estava internado no (HPRB), com o quadro de pneumonia e já havia feito um exame para Covid-19 que deu negativo. No dia 13 de maio, o paciente teve o estado de saúde agravado sendo encaminhado para o Cecovid I, onde veio a óbito. Uma segunda amostra para o exame foi colhida.

Combate

Desde o dia 14 de abril deste ano, o Cecovid-Betim 1 está funcionando no prédio do novo Centro Materno Infantil. Inicialmente foram implantados 50 leitos de tratamento intensivo, que serão ampliados de acordo com a necessidade. O prédio tem capacidade para instalação de até 120 leitos de Centro de Tratamento Intensivo (CTI) e 50 clínicos.

Segundo a prefeitura, o quarto andar da maternidade já está com os leitos montados e o quinto está em fase de finalização. Até quinta-feira, (14), a unidade recebeu 50 pacientes.

Até a última quarta-feira, (13), dentre os 50 leitos disponíveis, havia dez ocupados, sendo a taxa de ocupação de 20%.

Cecovid-Betim 2

O hospital de campanha montado no Clube da Fiat, o Centro Especializado em Covid-19 (Cecovid-2), começou a funcionar no dia 4 de abril.

O local conta com 115 leitos de observação e cinco de tratamento intensivo. Até o dia 14, a unidade havia recebido 59 pacientes. Até o dia 13, o hospital de campanha estava com nove, dos 115 leitos de observação ocupados, taxa de ocupação de 7,82%. E os cinco leitos de tratamento intensivo estavam desocupados.

Números

De acordo com o boletim da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES), até a manhã desta segunda-feira, (18), foram registradas 161 mortes pela Covid-19 e 4.695 casos da doença foram confirmados em Minas. Em todo estado, 2.254 pessoas já conseguiram se recuperar.

Belo Horizonte é a cidade mineira com mais óbitos pelo novo coronavírus, 31 no total e 1.158 casos confirmados.

Desde do dia 14 de maio, o governo de Minas passou a incluir o número de pacientes recuperados e o número de exames realizados. Foram 16.953 testes realizados, com 824 resultados positivos e 15.053 negativos. Aguardam o resultado do exame 933. Depois de superar 100 mil casos suspeitos, Minas suprimiu essa informação do boletim.

Segundo os dados das secretarias estaduais de saúde do Brasil, no país são 246 mil casos confirmados de coronavírus, 16.370 mortes por conta da Covid-19 e a notícia boa é que 94.122 pessoas já se recuperaram da doença.

*A Secretaria Municipal de Saúde informa que pode haver diferença entre os números apresentados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG) e pela Secretaria Municipal de Saúde de Betim, em razão da instabilidade do sistema e-SUS VE, do processo de avaliação, que é dinâmico, e do horário diário de fechamento dos dados.

*Matéria sob atualização.