Unidade móvel amplia atendimento oftalmológico em Betim

0
684
Serviço contribui para amenizar a sobrecarga à rede municipal de saúde, em razão da pandemia de Covid-19. Foto: Édson Dutra/ PMB.

Parceria entre prefeitura, Mercedes-Benz e Instituto Luz para Vida busca diminuir tempo de espera por consultas

Em parceria com a Mercedes- Benz e Instituto Luz para Vida, a Prefeitura de Betim está disponibilizando para os moradores do município atendimento oftalmológico em uma unidade móvel de saúde – construída sob a estrutura de uma carreta – estacionada no Centro Administrativo João Paulo II.

O veículo de grande porte faz parte do projeto fomentado pelo Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha, desenvolvido pela Mercedes-Benz do Brasil com o Instituto Luz para Vida e outros parceiros.

O serviço contribui para amenizar a sobrecarga à rede municipal de saúde, em razão da pandemia de Covid-19. Os atendimentos à população, que incluem consultas e exames, serão agendados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, no fluxo de consultas eletivas.

O procedimento está sendo realizado por profissionais do Hospital Evangélico – atual prestador de serviços da linha de cuidados oftalmológicos da Rede SUS Betim.

Os atendimentos, que tiveram início no último dia 10, vão até o próximo dia 21, podendo se estender até 31 de maio. As consultas são realizadas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A previsão é que cerca de mil procedimentos sejam efetuados.

O diretor de regulação da Secretaria Municipal de Saúde, Cláudio Carvalho, destaca que a Unidade Móvel de Saúde conta com infraestrutura completa, com móveis e equipamentos de ponta, para realização de consultas clínicas e exames oftalmológicos, como os de auto refração, refração, mapeamento de retina e curva de pressão ocular, além de tonometria e ceratometria. “Com isso, garantimos o mesmo padrão de qualidade de atendimento oferecido nas estruturas da Rede SUS Betim”, informa.

A secretária adjunta da Saúde, Fernanda Oliveira, destaca a importância da ampliação do atendimento oftalmológico para a população de Betim neste período. “A pandemia da Covid-19 vem nos impondo inúmeros desafios que vão além do atendimento às pessoas acometidas pela doença e de ações que contenham o contágio e a propagação do vírus. A sobrecarga das redes pública e privada de saúde é uma consequência inevitável. Por isso, a importância dessa ação, que viabiliza a oferta de cuidado em saúde nesse período atribulado”.