Programa, de iniciativa da mineradora Vale, oferecerá conhecimentos sobre cidadania e participação popular.

Lideranças comunitárias de Igarapé e São Joaquim de Bicas interessadas em ampliar conhecimentos sobre o exercício da cidadania, bem como sobre os mecanismos de participação popular, podem se inscrever no Programa de Fortalecimento da Participação Social, iniciativa da Vale destinada a fortalecer fóruns de diálogo locais e fomentar a responsabilidade social e a transparência. As inscrições no Curso de Capacitação de Lideranças podem ser feitas até a próxima quinta-feira, dia 29 de julho, clicando aqui. A capacitação é gratuita e tem início previsto para o dia 9 de agosto. Dúvidas e informações podem ser enviadas por e-mail participacaosocial@vale.com ou por WhatsApp (31) 99539-1980.

Por meio de uma plataforma de Educação à Distância (EAD), as lideranças assistem a aulas ao vivo, conduzidas por especialistas, interagem com os colegas e têm acesso a materiais didáticos. No decorrer do curso, que é dividido em cinco módulos, são abordados temas como liderança comunitária, política, cidadania e governança, aplicação da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), gestão pública e formas de controle social.

Concluída a capacitação, o grupo poderá criar um observatório social municipal, regional ou outros espaços que possibilitem a participação social no planejamento de seus territórios, visando a melhoria das condições de vida de suas comunidades. “Acreditamos que, ao aproximar a sociedade da gestão pública, estamos induzindo o desenvolvimento desses territórios”, avalia Edson Cardoso da Silva, coordenador do programa na Vale.

Desde junho, 45 lideranças de Barão de Cocais, Curvelo, Mário Campos, Ouro Preto e Pompéu participam do programa. A turma já está concluindo o segundo módulo e se prepara para o terceiro, que abordará a Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais (CFEM), sua aplicação e importância na receita orçamentária municipal. Ao todo, dez municípios são beneficiados pela iniciativa atualmente. O Programa de Fortalecimento da Participação Social corrobora o compromisso da Vale com a reparação integral e o bem-estar das pessoas atingidas pelo rompimento da barragem B1, em Brumadinho, e territórios evacuados, por meio de ações transformadoras e duradouras.

Para mais informações, acesse o link do Balanço da Reparação em www.vale.com/reparacao.

 

Por Assessoria de Imprensa da Vale.